Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRosa Maria Graciotto Silvapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Rosiane Cristina dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:27:00Z-
dc.date.available2018-04-18T19:27:00Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4107-
dc.description.abstractThis study aims at observing how the five books of the series Os karas, A Droga da Obediência (1984), Pântano de Sangue 1987), Anjo da Morte (1988), A Droga do Amor (1994) and Droga de Americana! (1999), by Pedro Bandeira, can contribute to the development of young reader's criticism by leading them to reflection through the themes proposed in each book. Textual schemes and techniques of juvenile detective fiction are taken into consideration in order to reach the young audience and draw their attention. The justification for this research is the reduced number of studies about Brazilian detective narratives for young readers and about the writer Pedro Bandeira. The study is based on Aesthetic Response Theory and Aesthetic of Reception, concepts popularized by Wolfgang Iser and Hans Robert Jauss. These theoreticians prioritize reader's active participation during the reading process and analyzing the effects a literary book can provoke in the reader, which can lead them to expand their horizon of expectations and develop their criticism. In addition to this, theories about detective fiction are also considered, from its creation to its adaptation for Brazilian young audience, which the main theoreticians are Boileau e Narcejac, Medeiros e Albuquerque, Sandra Lúcia Reimão, Tzvetan Todorov and Álvaro Lins. The research shows how Pedro Bandeira's books break reader's expectations and conduct to a reflection about the world and the conflicts that the reader is subjected to. When the reader sees himself reflected on the young protagonists of the series, this reader has the opportunity to feel the tensions, think about the facts, analyze possibilities and reflect about social questions presented in the stories. Thus they can establish relations between the fictional and real world and, as a result, transfer fiction to reality.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNarrativa policial juvenilpt_BR
dc.subjectEstética da recepçãopt_BR
dc.subjectSérie Os Karaspt_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura e leitorpt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectYoung detective storiesen
dc.subjectEsthetic of receptionen
dc.subjectPedro Bandeiraen
dc.subjectSeries Os Karasen
dc.subjectReaderen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEntre mistérios e enigmas : um estudo sobre o romance policial para jovens na série Os Karas de Pedro Bandeirapt_BR
dc.title.alternativeBetween misteries and puzzles: a research about detective narratives for young readers in the series Os Karas by Pedro Bandeiraen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Clarice Zamonaro Cortez - UEM
dc.contributor.referee2Ana Maria Martins da Costa Santos - Unesp/ Presidente Prudente
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como meta observar de que forma as cinco obras da série Os Karas, A Droga da Obediência (1984), Pântano de Sangue 1987), Anjo da Morte (1988), A Droga do Amor (1994) e Droga de Americana! (1999) de Pedro Bandeira, podem contribuir para a formação da criticidade dos leitores jovens, levando-os à reflexão a partir dos temas propostos em cada livro. São levados em consideração os esquemas textuais e as técnicas da narrativa policial juvenil que as narrativas apresentam a fim de atingir o público adolescente e conquistar sua atenção. A pesquisa se justifica pelo reduzido número de estudos sobre a narrativa policial juvenil brasileira assim como sobre o autor Pedro Bandeira. O estudo apoia-se nas teorias da Estética da Recepção e Teoria do Efeito, sendo os principais teóricos abordados, Wolfgang Iser e Hans Robert Jauss. Tais autores priorizam a participação ativa do leitor durante o processo de leitura, além de analisar os efeitos que uma obra pode provocar no leitor, levando-o a ampliar seus horizontes de expectativas e estimulando a criticidade. Além dessa teoria referente ao leitor, são abordadas as teorias referentes à narrativa policial, de sua criação à sua adaptação ao público jovens brasileiro, tendo como principais teóricos Boileau e Narcejac, Medeiros e Albuquerque, Sandra Lúcia Reimão, Tzvetan Todorov e Álvaro Lins. Os estudos realizados revelam como as obras de Pedro Bandeira rompem as expectativas do leitor, de forma a conduzir a uma reflexão sobre o mundo à sua volta e aos conflitos a que está sujeito. Ao se espelhar nos jovens protagonistas da série, o leitor tem oportunidade de sentir as tensões, raciocinar sobre os fatos, analisar possibilidades e refletir sobre as questões sociais presentes nas obras, podendo assim, estabelecer vínculos entre o fictício e o real e, conseqüentemente, transpor o que vivenciou e apreendeu naquele para este.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical132 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000186678.pdf658,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.