Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4108
Autor(es): Fuza, Patrícia Josiane Tavares da Cunha
Orientador: Clarice Zamonaro Cortez
Título: Entre palavras e traços : um estudo da representação do sagrado cristão na poesia e na ilustração de José Régio
Banca: Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Banca: Nelyse Apparecida Melro Salzedas - UNESP
Palavras-chave: José Régio;Figuras do sagrado cristão;Poesia portuguesa;Texto e imagem;Ilustração;Literatura Comparada.;Jose Régio;Poetry;Illustration;Sacred Christian;Comparative Literature.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: José Régio figurou como um dos grandes nomes do Segundo Modernismo Português. Diretor da Revista Literária Presença, defendeu a espontaneidade e a sinceridade como premissas da criação artística. Dentro do Presencismo, foi clara a ênfase dada à visão como motivo literário e como forma de observação e questionamento interior, sendo inegável a atenção demonstrada pelo grupo aos aspectos gráficos e plásticos, como se pode perceber na obra de José Régio, objeto de estudo desta pesquisa. Dono de um expressivo símile plástico permitiu que as imagens emanassem livremente de sua produção poética. Além de escritor, também foi ilustrador e pintor, sendo esse um de seus grandes méritos. Artista completo, Régio foi capaz de expressar sua visão do homem, do mundo e da fé por meio de duas leituras: o texto e a imagem. Essas leituras potencializaram-se para desenvolver o tema que emerge como destaque em sua produção: o diálogo entre o Homem e Deus, em que o questionamento interior leva o primeiro a reavaliar as bases de sua formação religiosa e a buscar incansavelmente a compreensão do Absoluto. Embora a religiosidade se faça presente, choca-se constantemente com a necessidade dos prazeres carnais. Tem-se, então, um jogo entre o sagrado e o profano, em que o primeiro - representado por Cristo, pelas figuras bíblicas de Adão e Eva, por anjos e santos - se enfraquece ante a sedução do segundo. Nesse sentido, a presente dissertação objetiva verificar quais as possíveis correspondências existentes entre dez dos poemas que constituem a obra Poemas de Deus e do Diabo (1925) e cinco ilustrações de autoria de Régio presentes nessa mesma obra, no que concerne à representação da figura do sagrado cristão. De caráter bibliográfico, esta pesquisa está fundamentada no método comparativo postulado por autores como Sandra Nitrini, Tânia Carvalhal, entre outros, além da análise textual dos poemas e das ilustrações. A pesquisa se justifica pela necessidade de destacar a imagem como um elemento presente tanto na arte verbal quanto na arte pictórica, e como recurso plástico, através do qual inúmeras representações se podem formar na mente do leitor. Desse modo, visa contribuir com a fortuna crítica dos estudos sobre as relações interartísticas presentes na proposta poética do autor.
Abstract: Jose Regio is known as one of the great names of the Portuguese Modernism Literature. As the director of the Literary Magazine Presença, he defended the spontaneous action and the sincerity to conceive the artistic creation. Inside the Presencismo (a literary movement in Portugal), the authors of that group gave an emphasis to the vision as a literary reason and also as a way to observe and to make interior questionings. Then, we can see the attention demonstrated by the group to the graphical and plastic aspects, as we can note in Jose Regio's work, which we will study in this research. Because of his expressive plastic simile, he could allow that the images emanated freely from his poetical production. Apart from being a writer, he was also an illustrator and painter, being recognized by those characteristics. Considered as a completed artist, Regio was capable to express his idea about the human, the world and the faith, through two readings: the text and the image. These two readings were reinforced to develop the subject that emerges detached in his production: the dialogue between the Human and the God, where the interior questioning makes the human to reevaluate the bases of his religious formation and to search the understanding of the Absolute as well. Although the religiousness is presented in his work, it constantly shocks with the necessity of the body pleasures. Thus, we have a sort of game between the sacred and the profane, where the sacred, represented by the Christ, by the Bible characters Adam and Eve, by angels and saints, became weak in the presence of the seduction of the profane thing. Therefore, the aim of this search is to verify the possible correspondences between ten of the poems and five of the illustrations from his book Poemas de Deus e do Diabo (1925), considering the theme about the representation of the sacred Christian figure. This research is based on the Comparative Method of analyzing literature, postulated by authors as Sandra Nitrini, Tania Carvalhal, among others, and also on the analysis of the poems and illustrations chosen. This research is justified by the necessity of detaching the image as an element which is presented in the structure of the text (language) and in the pictorial art as well; also, it is an artistic way where innumerable representations can be formed inside the reader's mind. Then, this work objects to contribute with the literary criticism about the author and about the artistic interchanging presented in the Jose Regio poetical production.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4108
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164180.pdf11,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.