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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSonia Aparecida Lopes Benitespt_BR
dc.contributor.authorCazaroto, Cláudiapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:27:01Z-
dc.date.available2018-04-18T19:27:01Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4115-
dc.description.abstractAn increasing number of educational institutions exist that provide distance education (DE). This is due to rules and norms at all educational levels and to technological progress in information and communication (ICT) that significantly contribute towards DE teachinglearning process. However, printed didactic material is still extant and frequently is the dominant issue of the DE process. Current research comprises the teaching-learning process of the Portuguese Language at the Distance Education Teacher Training Course of the State University of Maringá (UEM), Maringá PR Brazil, for the 2001-2004 students. The theoretical and methodological issues contained in the language textbook are discussed (LT). The qualitative and interpretative research has been undertaken from the language interaction point of view with Pragmatics. Results show that, although LT alleges to be oriented by social interaction, nevertheless it fails under such a theory; in fact, it often jeopardizes its application since it alternates interactional periods with traditional ones. As a rule, the textbook, however, satisfies the methodological particularities of a DE course. In fact, distance interaction is undertaken since it has a self-explaining stance and utilizes interesting dialogue resources between teachers and students through bubble texts (BT). LT has had a great success in its attempt to promote relationship between theory and practice and helps the student to be active in the construction of his/her own learning. On the other hand, some contents are out of place and incorrect when the fact that the course is made for primary school teachers is taken into account. It may finally be said that that LT is extremely careless in its formal aspects which may impair its contents.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectCurso Normal Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino a Distância da UEMpt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectPortuguese languageen
dc.subjectTeacher Training Courseen
dc.subjectDidactic subject matteren
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParaná (Estado)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleFormando professores a distância : estudo do livro base para o ensino de Língua Portuguesa no Curso Norma Superior - UEM (1ª turma)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Marilurdes Zanini - UEM
dc.contributor.referee2Juvenal Zanchetta Júnior - UNESP
dc.description.resumoUm crescente número de instituições vem ofertando cursos na modalidade de educação à distância (EAD). Esse fato se deve a sua regulamentação em todos os níveis de ensino e aos avanços das tecnologias de informação e de comunicação (TICs), que contribuem de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem em EAD. Entretanto, o material didático impresso ainda exerce um papel primordial, revelando-se, muitas vezes, o elemento norteador do processo educacional a distância. Assim, por meio desta pesquisa, procuramos compreender o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, no Curso Normal Superior a Distância da UEM (turma 2001-2004), analisando quais são as questões teóricometodológicas apresentadas no livro base da disciplina de Linguagem (LB). A pesquisa, de natureza qualitativo-interpretativa, é realizada à luz de uma concepção interacionista de linguagem, no âmbito da Pragmática. Os resultados demonstram que o LB, ainda que afirme guiar-se pelo sociointeracionismo, nem sempre é fiel a essa teoria, comprometendo muitas vezes sua aplicação e alternando momentos interacionista com outros bastante tradicionais. O livro, na maior parte do tempo, dá conta das peculiaridades metodológicas de um curso em EAD, cuja interação deve ser realizada a distância, pois se apresenta de forma autoexplicativa e empregam um interessante recurso no diálogo com os professores-alunos, os textos dos balões (TBs). Concluímos, ainda, que o LB é bem sucedido em grande parte das tentativas de promover a relação teoria/prática. Por outro lado, nem todos os conteúdos apresentados estão corretos e são pertinentes a um curso de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. Por fim, observamos que o LB revela um enorme descaso com a apresentação formal, o que compromete sobremaneira seu conteúdo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical179 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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