Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4128
Autor(es): Bazza, Adélli Bortolon
Orientador: Maria Célia Cortez Passetti
Título: Identidade(s) do sujeito masculino no programa humorístico sexo frágil
Banca: Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Banca: Sírio Possenti - UNICAMP
Palavras-chave: Identidade;Masculino;Discurso;Humor;Análise do discurso;Sexo frágil.;Identity;Masculine;Humour;Speech.
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Alguns temas tem sido recorrentes nas discussões atuais. Entre eles, a insistência da mídia no surgimento do chamado "novo homem", grosso modo, um sujeito desligado dos padrões tradicionais machistas e identificado ao discurso da igualdade. O discurso sobre esse novo homem incide diretamente sobre aspectos da identidade do masculino promovendo sua (des)construção. Essa questão tem sido abordada em diversos textos, entre eles no programa Sexo Frágil. Esse tem como tema a questão das relações entre os gêneros e discute isso pela via do humor, ridicularizando o masculino. Devido às peculiaridades desse programa, foi tomada como objeto de análise a produção discursiva da identidade do masculino nele materializada. Pretendeu-se, portanto, analisar quais identidades de masculino são construídas nesse discurso. Essa análise ocorre a partir de uma perspectiva discursiva, aliando conhecimentos de diversos campos teóricos como Humor, Gênero e Análise do Discurso. Da teoria sobre humor são mobilizados conceitos como: riso, paródia e ridicularização; dos estudos sobre Gênero: identidade, masculinidade; e dos conceitos da Análise do Discurso: identidade, formação discursiva (FD), heterogeneidade, interincompreensão polêmica, entre outros. Apesar de o discurso sobre as identidades de masculino constituir-se em todas as cenas do programa, foram recortadas as cenas mais representativas das relações do masculino consigo mesmo e com o feminino como corpus a ser analisado. Na análise das cenas, foram definidas a FD machista e a FD igualitária como aquelas que polemizam dentro do espaço discursivo das relações entre os gêneros. Dentro desse espaço, e no confronto dos discursos próprios a essas FDs, buscou-se mostrar em que posição se encontrava o sujeito masculino no programa. A sistematização das cenas mostrou que esses sujeitos se identificam ao discurso próprio da FD machista, concebendo uma prioridade do masculino em diversos campos, mas são obrigados a lidar com seu discurso Outro, que é o da igualdade. Esses sujeitos criam dele um simulacro, pois, devido às restrições semânticas da FD a que estão submetidos, traduzem a igualdade como uma superioridade feminina. A seqüência narrativa cria situações em que o discurso machista, assumido como mesmo por esses sujeitos se mostra inadequado. O discurso do programa produz humor por abordar estereótipos, por apresentar os sujeitos assumindo posicionamentos machistas (normalmente criticados na atual sociedade) e por representar um sujeito ainda perdido, em busca de identidade.
Abstract: Some themes have been appealing in the current discussions, among them it can stand out the insistence of the media in the appearance of the call "new man", thick way, a turned off subject of the sexist traditional patterns and identified to the speech of the equality. The speech on this new man happens directly about aspects of the identity of the masculine promoting yours (des)construction. This subject has been approached in several texts, among them in the program Fragile Sex. This one has as theme the subject of the relationships between the gender and it discusses that in the way of the humour, ridiculing the masculine. Due to the peculiarities of that program, it was taken as analysis aim the discursive production of the identity of the masculine materialized himself. It was intended, therefore, to analyze which identities of masculine are built in that speech. This analysis happens starting from a discursive perspective, allying knowledge of theoretical fields as Humour, Gender and Analysis of the Speech. Of the theory about humour concepts are mobilized as: laughter, parody and ridicule; of the studies on Gender: identity, manliness; and of the concepts of the Analysis of the Speech: identity, discursive formation (DF), heterogeneity, controversial interincomprehension, among others. In spite of the speech about the identities of masculine to constitute in all of the scenes of the program, the most representative scenes of the relationships of the masculine were cut out get even and with the feminine as corpus to be analyzed. In the analysis of the scenes, they were defined macho FD and equalitarian FD as those that argue inside of the discursive space of the relationships among the goods. Inside of that space, and in the confrontation of the own speeches those FDs, was looked for to show in that position was the masculine subject in the program. The systemization of the scenes showed that those subjects identify to the own speech of macho FD, conceiving a priority of the masculine in several fields, but they are forced to work with his other speech, that it is it of the equality. Those subjects create of him an imitation, because, due to the semantic restrictions of FD the one that is submitted, they translate the equality as a feminine superiority. The narrative sequence creates situations in that the macho speech, assumed as even by those subjects is shown inadequate. The speech of the program produces humour for approaching stereotypes, for presenting the subjects assuming macho positioning (usually criticized in the current society) and for representing a subject still lost, in search of identity.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4128
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000171800.pdf589,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.