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Autor(es): Amorin, Elaine Cristina
Orientador: Vera Helena Gomes Wielewicki
Título: Leitores e leituras de Harry Potter : a recepção da série no meio virtual
Banca: Alice Áurea Penteado Martha - UEM
Banca: João Luis C. T. Ceccantini - UNESP
Palavras-chave: Cibercultura;Literatura;Leitura;Inovações tecnológicas;Literatura e hipertexto;Literatura e a internet;Magia na literatura;Meio virtual;Fan fiction;História e crítica;Recepção;Harry Potter;J;K;Rowling;Práticas de leitura;Fanfics;Brasil.;Reception;Harry Potter;Cyberculture;J;K;Rowling;Reading practices;Fanfictions;Brazil.
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir da constatação de dois fenômenos mundiais: o sucesso global da série de livros Harry Potter, de autoria da britânica J.K. Rowling, e o crescente uso e influência do meio virtual nos hábitos cotidianos da atual sociedade. Verificou-se, assim, por meio da Estética da Recepção, como ocorre a recepção dos livros de Rowling na cibercultura, através da análise de comunidades virtuais cadastradas no site de relacionamentos Orkut, de questionários enviados a leitores-virtuais participantes de tais comunidades e de hiperficções literárias que tratam do menino-bruxo. Após pesquisa exploratória, verificou-se que são inúmeras as comunidades virtuais e os sites de hiperficção literárias que tratam de Harry Potter, o que ocasionou a seleção de duas comunidades: Harry Potter Brasil e Eu adoro ler Harry Potter e a do site de hiperficção literária Aliança 3 Vassouras, para examinar como se dão as discussões e criações literárias nesses espaços virtuais. Dessa maneira, foram averiguados os tipos de práticas de leitura realizadas, sendo possível observar que os leitores demonstraram liberdade para criar as próprias significações sobre a série. Constatou-se que, tanto nas comunidades virtuais quanto na criação de fanfics os fãs de Harry Potter buscam se identificar com a obra que lêem, assim como, possibilidades de expor as próprias considerações deles sobre as aventuras do jovem bruxo. Em vista da análise empreendida, constatou-se que o presente trabalho poderá ainda abrir caminho para novos estudos que utilizem a cibercultura como aliada na discussão e formação de leitores críticos, desfazendo, assim, sua caracterização negativa como meio alienador.
Abstract: This research came out from the observation of two global phenomena: the global success of Harry Potter series, by Britannic authoress J.K. Rowling, and the increasing use and influence of the virtual environment in daily habits of present society. Thus, the purpose of this study is to verify the reception of Rowling's works, through the Aesthtics of Reception, in cyberculture by analyzing virtual communities registered on the social networking service site Orkut, questionnaires sent to virtual readers participants of such virtual communities, and literary fanfictions which deal with the wizard boy. After exploratory research, it was verified that there are uncountable virtual communities and sites of literary fanfiction about Harry Potter, which led to the selection of two communities: Harry Potter Brasil and Eu adoro ler Harry Potter (I love reading Harry Potter) and the site of literary fanfiction Aliança 3 Vassouras (The Three Broomsticks), in order to verify how the discussions and literary creations in such virtual spaces happen. Therefore, it was investigated the types of practices of reading which became possible to observe that the readers had freedom to create their own meanings about the series. So, both in virtual communities and in fan fictions, fans of Harry Potter, try to identify themselves with the book, as well as opportunity to expose their own considerations of the adventures of the young wizard. With the undertaken analysis, it was confirmed that this research may also open path for new studies which use the cyberculture as support for discussion and formation of critical readers, by undoing its negative characterization as something that provokes alienation.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4137
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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