Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139
Autor(es): Pereira, Francielli Mendes
Orientador: Alice Áurea Penteado Martha
Título: Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia
Título(s) alternativo(s): Reading and mediation \b: juvenile literature in the pedagogical context
Banca: Weslei Candido - UEM
Banca: Renata Junqueira - UNESP
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil;Leitura;Mediação;Leitor;Formação;Formação de leitores;Pedagogia;Brasil.;Children literature;Eeading;Mediation;Readers formation;Pedagogy;Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo o perfil de graduandos e graduados em Pedagogia na cidade de Cornélio Procópio - PR e a presença ou não de uma disciplina específica de Literatura Infantil nas instituições de Ensino Superior existentes nessa mesma cidade. A investigação buscou compreender como a Literatura Infantil é concebida e estudada nesses cursos de Pedagogia e o modo de mediação desse subsistema literário que visa à formação de leitores de literatura. Para isso, aplicamos questionários a graduandos de três instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e duas de caráter privada e a graduados atuantes em vinte estabelecimentos de ensino, sendo dezesseis públicos e quatro particulares. Ainda, foram feitas entrevistas aos coordenadores desses cursos e aos professores da disciplina de Literatura Infantil. Desse modo, a dissertação se caracterizou tanto quantitativa como qualitativa, pois nesses questionários também foram solicitadas respostas dissertativas. Para o tratamento desses dados escolhemos referenciais teóricos advindos da Sociologia da Leitura, por disposição de estudo do público leitor, e mais profundamente a questão da mediação do texto literário em contexto escolar. Constatamos que o perfil desses profissionais não se caracteriza como leitores de textos literários, e a ausência de disciplina específica que trabalhe com a leitura do texto literário distancia a utilização da literatura como um instrumento de formação de leitores, pois, segundo os dados obtidos e analisados, esses profissionais, na prática da sala de aula, revelam não compreender teorias que privilegiam a leitura do texto literário como objeto
Abstract: 
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223435.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.