Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139
Authors: | Pereira, Francielli Mendes |
Orientador: | Alice Áurea Penteado Martha |
Title: | Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia |
Other Titles: | Reading and mediation \b: juvenile literature in the pedagogical context |
Banca: | Weslei Candido - UEM |
Banca: | Renata Junqueira - UNESP |
Keywords: | Literatura infantojuvenil;Leitura;Mediação;Leitor;Formação;Formação de leitores;Pedagogia;Brasil.;Children literature;Eeading;Mediation;Readers formation;Pedagogy;Brazil. |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Estadual de Maringá |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto de estudo o perfil de graduandos e graduados em Pedagogia na cidade de Cornélio Procópio - PR e a presença ou não de uma disciplina específica de Literatura Infantil nas instituições de Ensino Superior existentes nessa mesma cidade. A investigação buscou compreender como a Literatura Infantil é concebida e estudada nesses cursos de Pedagogia e o modo de mediação desse subsistema literário que visa à formação de leitores de literatura. Para isso, aplicamos questionários a graduandos de três instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e duas de caráter privada e a graduados atuantes em vinte estabelecimentos de ensino, sendo dezesseis públicos e quatro particulares. Ainda, foram feitas entrevistas aos coordenadores desses cursos e aos professores da disciplina de Literatura Infantil. Desse modo, a dissertação se caracterizou tanto quantitativa como qualitativa, pois nesses questionários também foram solicitadas respostas dissertativas. Para o tratamento desses dados escolhemos referenciais teóricos advindos da Sociologia da Leitura, por disposição de estudo do público leitor, e mais profundamente a questão da mediação do texto literário em contexto escolar. Constatamos que o perfil desses profissionais não se caracteriza como leitores de textos literários, e a ausência de disciplina específica que trabalhe com a leitura do texto literário distancia a utilização da literatura como um instrumento de formação de leitores, pois, segundo os dados obtidos e analisados, esses profissionais, na prática da sala de aula, revelam não compreender teorias que privilegiam a leitura do texto literário como objeto |
Abstract: | |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139 |
Appears in Collections: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
000223435.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.