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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlice Áurea Penteado Marthapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Francielli Mendespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:27:04Z-
dc.date.available2018-04-18T19:27:04Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139-
dc.description.abstracten
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectChildren literatureen
dc.subjectEeadingen
dc.subjectMediationen
dc.subjectReaders formationen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleLeitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeReading and mediation \b: juvenile literature in the pedagogical contexten
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Weslei Candido - UEM
dc.contributor.referee2Renata Junqueira - UNESP
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo o perfil de graduandos e graduados em Pedagogia na cidade de Cornélio Procópio - PR e a presença ou não de uma disciplina específica de Literatura Infantil nas instituições de Ensino Superior existentes nessa mesma cidade. A investigação buscou compreender como a Literatura Infantil é concebida e estudada nesses cursos de Pedagogia e o modo de mediação desse subsistema literário que visa à formação de leitores de literatura. Para isso, aplicamos questionários a graduandos de três instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e duas de caráter privada e a graduados atuantes em vinte estabelecimentos de ensino, sendo dezesseis públicos e quatro particulares. Ainda, foram feitas entrevistas aos coordenadores desses cursos e aos professores da disciplina de Literatura Infantil. Desse modo, a dissertação se caracterizou tanto quantitativa como qualitativa, pois nesses questionários também foram solicitadas respostas dissertativas. Para o tratamento desses dados escolhemos referenciais teóricos advindos da Sociologia da Leitura, por disposição de estudo do público leitor, e mais profundamente a questão da mediação do texto literário em contexto escolar. Constatamos que o perfil desses profissionais não se caracteriza como leitores de textos literários, e a ausência de disciplina específica que trabalhe com a leitura do texto literário distancia a utilização da literatura como um instrumento de formação de leitores, pois, segundo os dados obtidos e analisados, esses profissionais, na prática da sala de aula, revelam não compreender teorias que privilegiam a leitura do texto literário como objetopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical133 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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