Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alice Áurea Penteado Martha | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Francielli Mendes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T19:27:04Z | - |
dc.date.available | 2018-04-18T19:27:04Z | - |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4139 | - |
dc.description.abstract | en | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Leitor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Brasil. | pt_BR |
dc.subject | Children literature | en |
dc.subject | Eeading | en |
dc.subject | Mediation | en |
dc.subject | Readers formation | en |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Brazil. | en |
dc.title | Leitura e mediação : a literatura infantil no contexto da pedagogia | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and mediation \b: juvenile literature in the pedagogical context | en |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Weslei Candido - UEM | |
dc.contributor.referee2 | Renata Junqueira - UNESP | |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objeto de estudo o perfil de graduandos e graduados em Pedagogia na cidade de Cornélio Procópio - PR e a presença ou não de uma disciplina específica de Literatura Infantil nas instituições de Ensino Superior existentes nessa mesma cidade. A investigação buscou compreender como a Literatura Infantil é concebida e estudada nesses cursos de Pedagogia e o modo de mediação desse subsistema literário que visa à formação de leitores de literatura. Para isso, aplicamos questionários a graduandos de três instituições de Ensino Superior, sendo uma pública e duas de caráter privada e a graduados atuantes em vinte estabelecimentos de ensino, sendo dezesseis públicos e quatro particulares. Ainda, foram feitas entrevistas aos coordenadores desses cursos e aos professores da disciplina de Literatura Infantil. Desse modo, a dissertação se caracterizou tanto quantitativa como qualitativa, pois nesses questionários também foram solicitadas respostas dissertativas. Para o tratamento desses dados escolhemos referenciais teóricos advindos da Sociologia da Leitura, por disposição de estudo do público leitor, e mais profundamente a questão da mediação do texto literário em contexto escolar. Constatamos que o perfil desses profissionais não se caracteriza como leitores de textos literários, e a ausência de disciplina específica que trabalhe com a leitura do texto literário distancia a utilização da literatura como um instrumento de formação de leitores, pois, segundo os dados obtidos e analisados, esses profissionais, na prática da sala de aula, revelam não compreender teorias que privilegiam a leitura do texto literário como objeto | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq1 | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.local | Maringá, PR | pt_BR |
dc.description.physical | 133 f | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | Letras | pt_BR |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | pt_BR |
Appears in Collections: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
000223435.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.