Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4142
Autor(es): Lenartovicz, Tiago
Orientador: Neiva Maria Jung
Título: Letramento digital e participação de professores em uma oficina de novas tecnologias aliada ao ensino de língua inglesa
Banca: Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Banca: Odete Burgeile - UNIR
Palavras-chave: Letramento digital;Professores;Ensino e aprendizagem;Língua inglesa;Brasil.;Digital literacy;Teaching and learning;English;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta pesquisa investigou o uso das novas tecnologias como constituinte de uma cultura digital em um ambiente de práticas de ensino e aprendizagem, procurando analisar o engajamento e a participação de professores em uma Oficina de Novas Tecnologias e Ensino de Língua Inglesa realizada na cidade de Maringá Paraná. A partir da oficina, este estudo reflete sobre as possibilidades de inserção das tecnologias em sala de aula a fim de contribuir com o ensino de língua inglesa. Os pressupostos teóricos que nortearam o trabalho são os Novos Estudos sobre Letramento (BARTON 1994; HEATH, 1993; STREET, 2003), letramento digital (STREET 1998; SOARES 2002), cibercultura (LÉVY, 1999) e ensino e aprendizagem de línguas adicionais (SCHLATTER; GARCEZ, 2009). Através de um olhar qualitativo interpretativo, adotando a metodologia sobre fala-em-interação da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), procurou-se realizar a análise de dados coletados por meio de gravações audiovisuais da oficina, para o registro e transcrição de segmentos selecionados, além de questionários aplicados com os participantes e notas de campo oriundas das observações. Em termos de resultados, os dados evidenciam que a cultura digital dos professores participantes da oficina se constitui por meio do contato com as tecnologias em seu cotidiano, mas há dificuldades em utilizá-las em suas atividades docentes, por isso há uma busca por formações continuadas. Em relação à maneira como os participantes da fala-eminteração se orientam para o letramento digital, nota-se que os professores se apropriam melhor dos conteúdos por meio de acompanhamento contínuo das atividades realizadas com o computador e demonstraram disposição em tornar o ambiente propício para a coconstrução de conhecimentos ao partilharem suas experiências e saberes prévios durante os encontros da oficina. As propostas distintas realizadas pelos participantes durante a oficina apontaram um engajamento constante e resultados satisfatórios com relação à instrumentalização e competências associadas ao uso dos recursos tecnológicos. As práticas de leitura e escrita em língua inglesa, por meio da oficina, possibilitaram observar a necessidade de conteúdos pedagógicos e cursos preparatórios próprios acerca da temática a fim de darem continuidade às práticas pedagógicas dos professores.
Abstract: This research investigated the use of new technologies as a component of a digital culture in an environment of teaching and learning practices, trying to analyze the engagement and participation of teachers in a Workshop of New Technologies elated with Teaching of English Language in Maringá - Paraná. This study, from the workshop, reflects on the possibilities of integration of technology in the classroom in order to contribute to the teaching of English. The theoretical assumptions which guided the research are the New Literacy Studies (Barton 1994; HEATH, 1993; STREET, 2003), digital literacy (Street 1998; SOARES 2002), cyberspace (Lévy, 1999) and teaching and learning of additional languages (SCHLATTER; GARCEZ, 2009). Through a qualitative interpretive approach by Speech-in-interaction Methodology in Conversation Ethonometodological Analysis (ECA). The data analysis was made by audiovisual recording of workshops, besides questionnaires which were applied to the participants and also field notes were taken from observation time. In terms of results, the data reveal that digital culture of the teachers who participated of the workshop is constituted by contact with the technologies in their daily lives, but there are difficulties in using them in their classes, so there is a search for continuing courses. In respect to how participants talk-ininteraction oriented toward digital literacy, note that the teachers take ownership of the contents better by continuous monitoring of the activities performed with the computer and demonstrated willingness to make the conducive environment for co-construction of knowledge by sharing their experiences and prior knowledge during the workshop meetings. The different proposals made by participants during the workshop pointed to a constant engagement and satisfactory results about respect to instrumentation and associated skills with the use of technological resources. Practices of reading and writing in English, via the workshop, made possible to observe the need for educational content and preparatory courses about the subject in order to give continuity to the pedagogical practices of teachers.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4142
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000211317.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.