Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMirian Hisae Yaegashi Zapponept_BR
dc.contributor.authorSoares, Samuel Ronobopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:28:22Z-
dc.date.available2018-04-18T19:28:22Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4145-
dc.description.abstractThe main purpose of this work was to trace the orientations and literary literacy models in pedagogic materials and materials that also make the mediation of the literary text. The concept of literacy can be understood, herein, as a set of social practices that use the writing as a symbolic system and that use these practices with specific purposes and in specific contexts. Literature is seen as a type of specific writing that is different from all the other types of writing. Thus, the concept of literacy is depicted as very pertinent for the analysis of some aspects such as the ways of production, reception and circulation of literature and, consequently, its teaching. The Content Analysis was chosen as the course of methodological study for this research and as the base to study the literary literacy models found in dydatic materials. The analysis of the corpus comprised the dydatic materials from the first and eighth grades of the primary school, from the third year of high school, summaries of the books sent by the editors, internet sites and reading sheets. Based on the data, it was possible to make evident that the corpus presents an ambivalence regarding the literature teaching. Sites and specilized dydatic materials promote the critic discourse still developed by a bourgeois public, normally white and eurocentric. No interpretative possibility is given to readers since the materials mentioned above provide them with the ways of reading the texts. The ideas and the commentaries about the literary texts and the summmaries are available to the readers who want to interact about the fact. On the other hand, it is observed the search for other literary forms found in other resources. Therefore, it is noticed a predominance of the autonomous model of literary literacy which foresees that the meaning resides only in the text, desconsidering the context for the production of meanings. It is also observed, in the scope of dydatic materials here examined, a limitations of types of knowledge on literature, restricting its importance to literary periods, to the hystoric context, to the style characteristics, to main authors, types of characters and textual structures.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectEnsino de literatura.pt_BR
dc.subjectLiterary literacyen
dc.subjectReader formationen
dc.subjectLiterature teaching.en
dc.titleLetramento literário : materiais didáticos e o ensino da literaturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Neiva Maria Jung - UEM
dc.contributor.referee2Maria Zaira Turchi - UFG
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi realizar um rastreamento das orientações e dos modelos de letramento literário em materiais pedagógicos e materiais que também fazem a mediação do texto literário. Ao compreender o conceito de letramento como um conjunto de práticas sociais que utilizam a escrita como um sistema simbólico, que a usam com finalidades específicas e em contextos específicos, e se considerar a literatura como um tipo de escrita específica e que se distingue de outros tipos de escrita, o conceito de letramento mostra-se bastante pertinente para a análise de alguns aspectos que tangem os modos de produção, recepção e circulação da literatura e, conseqüentemente, seu ensino. Como percurso metodológico para esta pesquisa, optou-se pela Análise de Conteúdo, como base para estudar os modelos de letramento literário presentes nos materiais didáticos. O corpus de análise compreende materiais didáticos de 1ª e 8ª séries do ensino fundamental, do 3º ano do ensino médio, Cadernos de Resumos, páginas de Internet e ficha de leitura. A partir dos dados, pôde-se evidenciar que o corpus apresenta uma ambivalência no que diz respeito ao ensino de literatura. Sites e materiais didáticos especializados promovem o discurso da crítica, ainda desenvolvida por um público burguês, branco e eurocêntrico. Ao fornecer os caminhos da leitura para os leitores, exclui qualquer possibilidade interpretativa dos educandos. As idéias e comentários sobre os textos literários, bem como os resumos, estão disponíveis para o leitor que deseja interar-se sobre o fato. Por outro lado, pôde-se observar a procura por outras formas literárias presentes em outros suportes. Evidencia-se, portanto, a prevalência de um modelo autônomo de letramento literário, o qual prevê que o significado reside apenas no texto, desconsiderando o contexto para a produção de significados. Observa-se, portanto, no âmbito dos materiais didáticos examinados, uma limitação dos saberes sobre literatura, restringindo seu valor a períodos literários, ao contexto histórico, às características de estilo, autores principais, tipos de personagens e estruturas textuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical129 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000165333.pdf5,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.