Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeiva Maria Jungpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Erika Patrícia Teixeira dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:28:24Z-
dc.date.available2018-04-18T19:28:24Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4163-
dc.description.abstractThis research study investigates the social representations of gender provided by inmates of a prison for females and the social identities in this specific context. The analysis deals with possible types of activities, such as writing, which may contribute towards the women's reinsertion in society. The theoretical perspectives are grounded on the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1981; JODELET, 2001), on studies on Social Identity (HALL, 2000, 2007; SILVA, 2007; MOITA LOPES, 2002), Gender (LOURO, 1998) and Reading and Writing (KLEIMAN, 1995; SIGNORINI, 1995, TFOUNI, 1995). Since study focuses on the participants' emic interpretation is focused through an ethnographic interpretative and qualitative stance (MAISON, 1996; ERICKSON, 1989; TRIVIÑOS, 1987), the data that comprise the research corpus were collected through a triangular technique including half-structured interviews and field observation. The analyses show that participants in current research reveal, on the one hand, hegemonic social representations on the female gender, society and writing, and, on the other hand, they re-signify certain representations, such as those involving prison inmates, prison and time, due to their insertion within the prison culture. Negotiated identities, wished and/or denied, and even possible identity conflicts with regard to their day-to-day lives, low-class culture, un-structured families, low literacy level and the jail stigma can be identified through their representations. The analysis also shows that representations and identities re-built in the prison environment, especially those of prison and society, reinforce the construction of stigmas which may contribute towards relapses. The prisons should be conceived as spaces for inclusion, re-habilitation and social re-insertion by means of projects involving the learning of reading and writing, among other subjects. The data show that writing turned up to be a freedom factor for some of the women under analysis. Reading and writing activities involving the representations of females prison inmates and their experienced identity conflicts may be developed through a concept of literacy as a social practice and event. This research results also indicate the need to offer prison inmates programs that gave priority to the professional upgrading of female prison inmates so that, at a later date, they may apply for jobs for their social and dignified insertion within society.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectPrisão femininapt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSocial representationen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectGenderen
dc.subjectReading and writingen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParanáen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleMulheres em conflito com a lei : representações sociais, identidades de gênero e letramentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Sonia Aparecida Lopes Benites - UEM
dc.contributor.referee2Débora de Carvalho Figueiredo - UNISUL
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as representações sociais de gênero apresentadas por mulheres encarceradas em um presídio feminino e as identidades sociais constituídas neste contexto específico de aprisionamento. A partir desta investigação, este estudo reflete sobre possíveis formas de trabalho com a escrita, que, de fato, possam contribuir com a reinserção dessas mulheres na sociedade. A perspectiva teórica adotada fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1981; JODELET, 2001), nos estudos sobre Identidade Social (HALL, 2000, 2007; SILVA, 2007; MOITA LOPES, 2002), Gênero Social (LOURO, 1998) e Letramento (KLEIMAN, 1995; SIGNORINI, 1995, TFOUNI, 1995). Através de um viés qualitativo interpretativo do tipo etnográfico (MAISON, 1996; ERICKSON, 1989; TRIVIÑOS, 1987), buscamos enfocar a visão êmica das participantes; por isso, os dados que constituem o corpus são provenientes da técnica de triangulação de dados, a partir da qual se privilegiou a entrevista semi-estruturada e a observação de campo. As análises demonstram que, por um lado, as participantes da pesquisa revelam representações sociais hegemônicas acerca do gênero feminino, sociedade e escrita, por outro, elas estão re-significando algumas representações, como de presa, de prisão e de tempo, a partir da sua inserção na cultura prisional. Através de suas representações, é possível identificar identidades negociadas, desejadas e/ou negadas por elas, até mesmo possíveis conflitos de identidade gerados pela relação com suas realidades e culturas marcadas, por serem de classe baixa, oriundas de famílias desestruturadas, com pouca escolaridade e marcadas pelo estigma de presidiárias. A análise demonstrou também que as representações e identidades reconstruídas neste ambiente prisional, principalmente as representações de prisão e sociedade, reforçam a construção de estigmas que contribuem para a reincidência prisional. Concluímos que a prisão deve ser repensada como um espaço para a aplicação da inclusão, reabilitação e reinserção social através de projetos nos quais a escrita também possa ser incluída, pois os dados apontam que a escrita adquiriu uma função de libertação para algumas dessas mulheres. Acreditamos que, a partir de uma concepção de letramento em termos de prática e eventos sociais, podem ser desenvolvidas atividades de leitura e escrita voltadas às representações dessas mulheres e aos conflitos de identidade pelos quais estão passando. Por outro lado, seria interessante também pensar em programas que privilegiassem a profissionalização das mulheres, a fim de que elas pudessem pleitear posteriormente um trabalho na sociedade e serem reinseridas social e dignamente .pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical145 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000170549.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.