Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVera Helena Gomes Wielewickipt_BR
dc.contributor.authorArraes, Beatriz Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:28:26Z-
dc.date.available2018-04-18T19:28:26Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4175-
dc.description.abstractThis case study aims at examining how the literature classics are worked in a Fundamental Education school, discussing the concept of canonical literature and the means of circulation of this kind of reading. The educational material of a private school in Presidente Prudente, São Paulo, was analysed, especially concerning the Portuguese material of the fourth grade of the Fundamental Education, verifying the approach used with the canonical texts as well as the proposed activities. The re-reading of these works is analysed, considering new possibilities of reading. Regarding the translation of the texts, there has always been discussions concerning the proximity between the original text and the translated one, between what was said in native language and what was said in another one. This way, the translations and adaptations of the canonical texts were always seen as new meanings, as a dynamic and complex process that updates a permanent discourse. In this way, the kinds of practices offered to the students were verified as well as how they collaborate to the formation of different discourses that materialize in the day-by-day, in the language, in the culture and in the place. Having in mind that mediation is essential for the development of this process of reading, the relation between teacher and text was observed. From the analysis of the summary notebook of the students, it was possible to observe the classroom approach and how much it promoted the meaning construction by the students. Thus, the present work was able to verify how the construction of knowledge concerning the canonical literary productions takes place as well as its importance for the formation of the whole individual.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCanon (Literatura)pt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEstudo-ensinopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectCânone literáriopt_BR
dc.subjectAdaptaçõespt_BR
dc.subjectEnsino.pt_BR
dc.subjectReader developmenten
dc.subjectLiterary canonen
dc.subjectAdaptationsen
dc.subjectTeaching.en
dc.titleO cânone em movimento : um estudo da leitura de textos canônicos adaptados em livro didático do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Rosa Maria Graciotto Silva - UEM
dc.contributor.referee2Renata Junqueira de Souza - UNESP
dc.description.resumoEste estudo de caso propõe-se a examinar como os clássicos da literatura são trabalhados em uma escola de Ensino Fundamental, de modo a discutir a conceitualização de leitura canônica e os meios de circulação dessa leitura. Para tanto, foi efetuada a análise do material didático de uma escola da rede privada de Presidente Prudente, São Paulo, especificamente da área de Português da quarta série do Ensino Fundamental, verificando a abordagem dada aos textos canônicos assim como às atividades propostas. A releitura dessas obras é analisada considerando que elas trazem novas possibilidades de leitura. No que se refere à atividade tradutória, sempre houve controvérsias a respeito da proximidade entre o texto de partida e o de chegada, entre o que fora dito numa primeira língua e o que passou a ser dito em outra. Nesse sentido, as traduções e adaptações dos textos canônicos são entendidas como ressignificações, como um processo complexo e dinâmico que atualiza um discurso permanente. Dessa forma, foram averiguados os tipos de práticas e vivências literárias ofertadas aos alunos e como colaboram na formação de diferentes discursos que se materializam no cotidiano, na linguagem, na cultura e no lugar em que ocupam. Partindo da premissa de que a mediação é fundamental para o desenvolvimento deste processo de leitura, foi observada a relação professor-texto. Mediante a análise do caderno de resumos dos alunos, verificou-se a abordagem dada em sala de aula e em que medida propiciou a produção de significados dos estudantes. Assim, coube no presente trabalho verificar como se dá a construção de um repertório acerca das produções literárias canônicas e a sua importância na formação do indivíduo em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical157 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164190.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.