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Autor(es): Fuza, Ângela Francine
Orientador: Renilson José Menegassi
Título: O conceito de leitura da Prova Brasil
Banca: Raquel Salek Fiad - UNICAMP
Banca: Marilurdes Zanini - UEM
Palavras-chave: Prova Brasil;Matriz de Referência;Leitura;Conceito;Linguística da Enunciação;Princípios teóricos;Linguística Aplicada;Perspectiva sócio-histórica;Ensino-aprendizagem;Brasil.;Reading concept;Prova Brasil;Reference matrix;Brazil.
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa "Interação e escrita" (UEM/CNPq- www.escrita.uem.br) e ao projeto de pesquisa "Práticas de avaliação de leitura e a formação do leitor", da Universidade Estadual de Maringá, subsidiada pelas teorias sobre leitura, a partir dos princípios teóricos da Lingüística da Enunciação, da Lingüística Aplicada e da perspectiva sócio-histórica de ensino-aprendizagem, através da concepção interacionista de linguagem, tem o objetivo de compreender como o conceito de leitura e suas características subsidiam a Prova Brasil. Com o levantamento dos aspectos ligados à leitura apresentados pela Matriz de Referência, constata-se o foco na leitura como interação, considerando-a como processo. Ao observar cada um dos Tópicos, verificou-se que todos avaliam a leitura. Todavia, o primeiro deles - Procedimentos de leitura - foca, em seus descritores, o estudo da leitura como processo, enquanto os outros se voltaram, por exemplo, para o gênero, para a intertextualidade, para a coerência e a coesão no processamento do texto e para o uso de recursos expressivos e efeitos de sentido. Logo, selecionou-se o Tópico I da Matriz de Referência do Saeb, denominado Procedimentos de Leitura, para a realização da análise, destacando-se cada um dos descritores, juntamente com uma amostra representativa do que seriam atividades de leitura. A partir da análise dos descritores e de seus comandos de leitura, constatou-se a visão de leitura como interação, tanto nos documentos oficiais que subsidiam a construção da Prova Brasil, quanto em seus comandos avaliativos de leitura, promovendo-se o trabalho com a leitura de forma processual, partindo de seus níveis superficiais até alcançar seus níveis mais complexos.
Abstract: Current research is linked to the Research Group "Interaction and Writing" (UEM/CNPq- www.escrita.uem.br) and to research project "Evaluation practices in reading and reader's formation", developed at the State University of Maringá PR Brazil. It is underpinned by theories in reading derived from the theoretical principles of Enunciation Linguistics, Applied Linguistics and the social and historical perspective of teaching-learning through the interaction notion of language. Research aims at understanding the manner the concept of reading and its characteristics buttress the nationwide schooling evaluation called "Prova Brasil". A survey of aspects linked to reading and presented by the Reference Matrix was undertaken. Focus on reading as interaction and perceived as a process has been verified. After analyzing each and every Topic it has been verified that all evaluate reading. However, according to the keywords, the first Topic, Reading Procedures, focuses on reading as a process, whereas other concentrate on genre, intertextuality, coherence and cohesion in text processing and the use of expressive resources and meaning effects. Topic One of the National Evaluation System of Fundamental Education's Reference Matrix, called Reading Procedures, was chosen for analysis, with special reference to one of the keywords and a representative sample of what would be reading activities. Analysis of keywords and reading features revealed reading as interaction in official documents that underpin the construction of the "Prova Brasil" and reading's evaluation features. From the most superficial levels to its most complex ones, reading as a process was thus highlighted.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4176
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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