Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRenilson José Menegassipt_BR
dc.contributor.authorFuza, Ângela Francinept_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:28:26Z-
dc.date.available2018-04-18T19:28:26Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4176-
dc.description.abstractCurrent research is linked to the Research Group "Interaction and Writing" (UEM/CNPq- www.escrita.uem.br) and to research project "Evaluation practices in reading and reader's formation", developed at the State University of Maringá PR Brazil. It is underpinned by theories in reading derived from the theoretical principles of Enunciation Linguistics, Applied Linguistics and the social and historical perspective of teaching-learning through the interaction notion of language. Research aims at understanding the manner the concept of reading and its characteristics buttress the nationwide schooling evaluation called "Prova Brasil". A survey of aspects linked to reading and presented by the Reference Matrix was undertaken. Focus on reading as interaction and perceived as a process has been verified. After analyzing each and every Topic it has been verified that all evaluate reading. However, according to the keywords, the first Topic, Reading Procedures, focuses on reading as a process, whereas other concentrate on genre, intertextuality, coherence and cohesion in text processing and the use of expressive resources and meaning effects. Topic One of the National Evaluation System of Fundamental Education's Reference Matrix, called Reading Procedures, was chosen for analysis, with special reference to one of the keywords and a representative sample of what would be reading activities. Analysis of keywords and reading features revealed reading as interaction in official documents that underpin the construction of the "Prova Brasil" and reading's evaluation features. From the most superficial levels to its most complex ones, reading as a process was thus highlighted.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectMatriz de Referênciapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectLinguística da Enunciaçãopt_BR
dc.subjectPrincípios teóricospt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectPerspectiva sócio-históricapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectReading concepten
dc.subjectProva Brasilen
dc.subjectReference matrixen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO conceito de leitura da Prova Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Raquel Salek Fiad - UNICAMP
dc.contributor.referee2Marilurdes Zanini - UEM
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa "Interação e escrita" (UEM/CNPq- www.escrita.uem.br) e ao projeto de pesquisa "Práticas de avaliação de leitura e a formação do leitor", da Universidade Estadual de Maringá, subsidiada pelas teorias sobre leitura, a partir dos princípios teóricos da Lingüística da Enunciação, da Lingüística Aplicada e da perspectiva sócio-histórica de ensino-aprendizagem, através da concepção interacionista de linguagem, tem o objetivo de compreender como o conceito de leitura e suas características subsidiam a Prova Brasil. Com o levantamento dos aspectos ligados à leitura apresentados pela Matriz de Referência, constata-se o foco na leitura como interação, considerando-a como processo. Ao observar cada um dos Tópicos, verificou-se que todos avaliam a leitura. Todavia, o primeiro deles - Procedimentos de leitura - foca, em seus descritores, o estudo da leitura como processo, enquanto os outros se voltaram, por exemplo, para o gênero, para a intertextualidade, para a coerência e a coesão no processamento do texto e para o uso de recursos expressivos e efeitos de sentido. Logo, selecionou-se o Tópico I da Matriz de Referência do Saeb, denominado Procedimentos de Leitura, para a realização da análise, destacando-se cada um dos descritores, juntamente com uma amostra representativa do que seriam atividades de leitura. A partir da análise dos descritores e de seus comandos de leitura, constatou-se a visão de leitura como interação, tanto nos documentos oficiais que subsidiam a construção da Prova Brasil, quanto em seus comandos avaliativos de leitura, promovendo-se o trabalho com a leitura de forma processual, partindo de seus níveis superficiais até alcançar seus níveis mais complexos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical106 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180869.pdf918,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.