Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRenilson José Menegassipt_BR
dc.contributor.authorBragagnollo, Rubia Marapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:28:27Z-
dc.date.available2018-04-18T19:28:27Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4191-
dc.description.abstractBased on the interaction and writing conceptions explored by Vygotsky (1991), Bakhtin/Volochinov (2006) and Bakhtin (2003), inside the interactionist perspective of language, and also on the discursive genres ideas (Bakhtin, 2003), in this study we aim to comprehend how the writing is consisted in the initial teacher training, having Academic Abstract as object of work and the teacher's mediation as instrument in this process. Attempting to answer the question "how academic writing in the course of initial teacher training is developed", and considering the demand for studies involving this problem, we have used the qualitative-interpretative research in which text samples of Academic Abstracts produced in Linguistic I and Reading and Writing Texts Workshop subjects by students of 1st Grade of Letters graduation course in 2009, at UEM, were analyzed. With the analyzes, carried out after the mediation process, we intended to observe how the Academic Abstract is organized, pointing out its characteristics and investigating how the mediation affects the production of this text. The results show that the Academic Abstract, rarely taught at school, was appropriated by the students in different levels, according to each one's development of writing and the characteristics of the genre present in the productions. Besides, we could find out that mediation played a significant role in the texts writing process, because it allowed students to reflect and rewrite their abstracts, letting us to state that this instrument can be included in the academic environment as auxiliary in the writing constitution of academic genres. This study is attached to the Research Group "Interação e Escrita" (UEM/CNPq-www.escrita.uem.br) and to the research project "Manifestations of writing constitution in teacher training", of Universidade Estadual de Maringá.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectResumo acadêmicopt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectDiscursive genre Academic Abstracten
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO gênero resumo acadêmico na formação docente inicialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Marilurdes Zanini - UEM-
dc.contributor.referee2Terezinha da Conceição Costa Hubes - UNIOESTE-
dc.description.resumoA partir das concepções de interação e escrita abordadas por Vygotsky (1991), Bakhtin/Volochinov (2006) e Bakhtin (2003), inseridas na perspectiva interacionista de linguagem, e também da noção de gêneros discursivos (Bakhtin, 2003), neste estudo, objetivamos compreender como acontece a constituição da escrita na formação docente inicial, tendo o gênero discursivo Resumo Acadêmico como objeto de trabalho e a mediação da professora-pesquisadora como instrumento nesse processo. Na tentativa de responder ao questionamento "como a escrita acadêmica no curso de formação docente inicial se desenvolve", e considerando a demanda de estudos que envolvem essa problemática, utilizamo-nos da pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa, em que foram analisadas as produções de resumos pertencentes ao nosso corpus, coletado nas disciplinas Lingüística I e Oficina de Leitura e Produção Textual na turma do 1º Ano de Letras (Português Única), do ano letivo de 2009 da UEM. Nas analises, realizadas apos o processo mediativo, buscamos observar como se organiza o Resumo Acadêmico produzido, delineando as características de tal gênero e investigando como a mediação afeta o processo de produção desse texto. Os resultados mostram que o Resumo Acadêmico, raramente ensinado na escola, foi apropriado em diferentes níveis pelos acadêmicos, de acordo com o desenvolvimento da escrita de cada um e as características do gênero presentes nas produções. Alem disso, constatamos que a mediação desempenhou papel significativo no processo de produção dos textos, ao permitir que os alunos tivessem oportunidade de refletir e reescrever seus resumos, possibilitando-nos afirmar que esse instrumento pode ser incluído no meio acadêmico como auxiliar na constituição da escrita de gêneros dessa esfera. A pesquisa e vinculada ao Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPq-www.escrita.uem.br) e ao projeto de pesquisa "Manifestações de constituição da escrita na formação docente", da Universidade Estadual de Maringá.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Letras-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical160 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000188742.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.