Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlice Áurea Penteado Marthapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Olga Ozaípt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:28:58Z-
dc.date.available2018-04-18T19:28:58Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4208-
dc.description.abstractThis work is about juvenile literature, specifically the insertion of a new type of text known as short short story and its general purpose to investigate how short short story is inserted in production for young people, ie, the configuration of its narrative organization (characters, themes, narrator, narrative focus, etc.). From this goal we focus on this text sets - its characteristics - and how the short short stories authors chosen as corpus can be inserted in juvenile literature. The work is divided into three chapters: the first chapter approaches historically and theoretically juvenile literature - its origins and characteristics, the young people whom it is intended and the context of the cultural industry, where it emerges, the second chapter is for short short story theoretical theory and the historical context, and, finally, the third chapter is an analysis of the corpus, from the informations collected in the previous chapters. The selection of the analyzed corpus was done on a survey of juvenile literature short short story authors published , and, among those that emerged, was performed the following were chosen: Adeus conto de fadas (2006), of Leonardo Brasiliense, 60 contos diminutos (2012), of Marilia Pirillo and Uma ilha chamada livro: contos mínimos sobre ler, escrever e contar (2009), of Heloisa Seixas. Therefore, we use as theoretical framework the authors oftale theory, as Julio Cortázar , Massaud Moisés, Edgar Allan Poe, Ricardo Piglia, Anton Pavlovich Chekhov, Alfredo Bosi, among others, and authors who dedicated themselves to study the micro-narratives, such as Marcelo Spalding, Hector Miguel Vieira Braga, Lauro Zavala and other Hispanic authors. In addition to these tale and short short story theorists, we also use authors and works that deal with youth literature approach - Ligia Cademartori, João Luis Ceccantini, Jaime Garcia Padrino, etc. - which will deal with Sociology of Youth aspects - Luis Antonio Groppo - the study of the origin and definition of what is youth - as well as the Cultural Industry - Eric J. Hobsbawm, Antonio Candido, Pierre Bourdieu, Adorno and Horkheimer, among others - and their influence in the creation of this literary field.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectMinicontopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectJuvenile literatureen
dc.subjectMinicontoen
dc.subjectInfantojuvenil literatureen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleMiniconto : uma nova proposta para a literatura juvenilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Evely Vânia Libanori - UEM
dc.contributor.referee2Vera Teixeira de Aguiar - UEM
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um olhar acerca da literatura juvenil, especificamente da inserção de um recente tipo de texto conhecido como miniconto e tem como objetivo geral verificar como o miniconto é inserido na produção para jovens, ou seja, como se configura sua organização narrativa (personagens, temas, narrador, foco narrativo, etc). A partir desse objetivo primordial verificamos como se configura este texto suas características e como os minicontos dos autores escolhidos como corpus podem ser inseridos na literatura juvenil. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro abordamos histórica e teoricamente a literatura juvenil sua origem e características, o jovem a quem ela se destina e o contexto da indústria cultural, de onde a mesma emerge; o segundo destina-se aos aportes teóricos e históricos do miniconto dentro do espaço mais amplo do conto; e, por fim, no terceiro encontra-se uma análise do corpus, a partir dos dados levantados nos capítulos anteriores. Para escolha do corpus analisado foi realizada uma pesquisa de autores da literatura juvenil que publicaram obras compostas por minicontos e, entre as que surgiram, foram escolhidas as seguintes: Adeus conto de fadas (2006), de Leonardo Brasiliense, 60 contos diminutos (2012), de Marilia Pirillo e Uma ilha chamada livro: contos mínimos sobre ler, escrever e contar (2009), de Heloisa Seixas. Para tanto, utilizamos como aporte teórico autores da teoria do conto, como Julio Cortázar, Massaud Moisés, Edgar Allan Poe, Ricardo Piglia, Anton Pavlovitch Tchekhov, Alfredo Bosi, entre outros, além de autores que se dedicaram a estudar as micronarrativas, como Marcelo Spalding, Miguel Heitor Braga Vieira, Lauro Zavala e outros autores hispânicos. Além desses estudiosos da teoria do conto e do miniconto, também nos valemos da abordagem de autores e obras que tratam da literatura juvenil Ligia Cademartori, João Luis Ceccantini, Jaime Garcia Padrino, etc., o que levará em conta aspectos da Sociologia da Juventude Luis Antonio Groppo no estudo da origem e definição do que é juventude , assim como a Indústria Cultural Eric J. Hobsbawn, Antonio Candido, Pierre Bourdieu, Adorno e Horkheimer, entre outros e sua influência na criação desse campo literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical98 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000211318.pdf373,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.