Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4210
Autor(es): Lavandoski, Edineia
Orientador: Ana Cristina Jaeger Hintze
Título: Modalizadores epistêmicos e deônticos em campanhas publicitárias e em postagens do twitter
Banca: Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Banca: Esther Gomes de Oliveira - UEL
Palavras-chave: Modalizador;Mobilizar;Twitter - Campanhas publicitárias.;Modal;Mobilize;Twitter - Adverting Campaigns.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Este trabalho consiste na análise do uso de modalizadores epistêmicos e deônticos, no gênero digital Twitter, comparando campanhas publicitárias e postagens. O corpus é composto de 10 campanhas e de postagens desse meio digital, tendo como critério de seleção o objetivo e a ideia de mobilização social que possivelmente provocasse a mudança de comportamento no usuário. Pretendemos analisar em que medida o uso e a emergência do gênero digital provocam uma reorganização linguística e como o twitteiro reconstrói as informações pragmáticas, seguindo o modelo de interação verbal apresentado por Dik (1989) no qual a expressão linguística serve como mediadora entre os falantes. O falante traz uma intenção e deseja obter informações de seu interlocutor, que antecipa e reconstrói essa informação, reativando o modelo linguístico comum a ambos. A expressão linguística, nesse modelo, passa a ser função da intenção do falante, da informação pragmática do ouvinte e da antecipação que ele faz da interpretação do destinatário. Nossa pesquisa fundamenta-se nos pressupostos funcionalistas, no quais a língua é interpretada como um instrumento de interação social e investiga como os modalizadores epistêmicos (relacionados ao conhecimento) e os deônticos (relacionados à permissão, necessidade, proibição) se constituem em formas de direcionamento ou de mudança de comportamento no interlocutor, mediante as campanhas publicitárias e as postagens de seus seguidores.
Abstract: This work constitutes an analysis about the use of deontic and epistemic modals, over the Twitter genre, comparing adverting campaigns and posts. The corpus is composed of 10 selected campaigns and of posts of this digital environment, having as selective criteria the objective and the idea of social mobilization that possibly provokes the behavior change on the user. We intend to analyze in which measure the use and the emergency of the digital genre provokes a linguistic reorganization and how the tweeter reconstructs the pragmatic information, following the verbal interaction model presented by Dik (1989) in which the linguistic expression serves as a medium between the speakers. The speaker brings a intention and wishes to obtain information about he's interlocutor. This other anticipates and reconstructs this information, reactivating the linguistic model common to both of them. The linguistic expression, in this model, becomes a function of the speaker's intention, of the pragmatic information of the listener and of the anticipation that he does about the recipient interpretation. Our research is based upon the functionalists assumptions, in which the language is interpreted as an instrument of social interaction and investigates how the epistemic modals (related to the knowledge) and the deontic ones (related to permission, need, prohibition) constitutes in ways of targeting or of behavior changing on the interlocutor, by the adverting campaigns and the posts of the followers.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4210
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000200487.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.