Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarilurdes Zaninipt_BR
dc.contributor.authorRocha, Silvana Soares Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:29:01Z-
dc.date.available2018-04-18T19:29:01Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4230-
dc.description.abstractTeacher training has been one of the most discussed fields of educational knowledge in texts and educational practices during the last years. This thesis presents the results of researches conducted in the project "Ensino-aprendizagem de língua materna: da teoria à transposição didática". It approaches, through an action research, Portuguese language teaching and teacher training of the Curso Normal Superior in distance education. This study aims to analyze the didactic transposition focused on the formulation of didactic material used during the supervised practice of the subjects of Language. It also aims to offer a reformulation. The theory agrees with the theoretical and practical considerations that are interconnected with the process from production to reception of the pedagogical material by trainee teachers from the perspective of philosophical principles of Interactionism in the context of Applied Linguistics. The qualitative/interpretive research provides clear results that difficulties present in distance education course are very similar to the ones in classroom education since the brief contact with trainee teachers occurs in both modalities. Due to this scenario, it is emphasized that despite the progress there is still so much to be done in the field of research and thought. This is necessary to a didactic transposition which really covers the function of understanding the theories in order to have a more efficient educational practice and also the improvement ofPortuguese language learning and teaching. Such responsibility in the context of distance education involves the commitment of many professionals, among them the presence tutor who plays a fundamental role since his or her function is to work as a training co-supervisor.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCurso Normal Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino a Distânciapt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.subjectEnsino da língua portuguesapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectInteractionismen
dc.subjectPortuguese Language Teachingen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO ensino-aprendizagem da língua portuguesa no curso normal superior, na modalidade de educação a distância : da teoria à transposição didáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Márcio Roberto do Prado - UEM-
dc.contributor.referee2Alba Maria Perfeito - UEL-
dc.description.resumoA formação do professor tem sido um dos campos de conhecimento educacional mais discutido nos textos e nas práticas educacionais durante os últimos anos. Esta dissertação apresenta o fruto das pesquisas desenvolvidas no projeto "Ensino-aprendizagem de língua materna: da teoria à transposição didática" e aborda, por meio de uma pesquisa-ação, o ensino da língua portuguesa e a formação de professores do Curso Normal Superior, na modalidade de Educação a Distância, com o objetivo de analisar a transposição didática confluída na elaboração do material didático utilizado durante o estágio supervisionado das disciplinas de Linguagem. e propor uma reformulação. A teoria apóia as reflexões teórico-práticas em que se imbricam o processo desde a produção até a recepção do material pedagógico pelas professoras em formação, sob a perspectiva dos princípios filosóficos do Interacionismo no contexto da Lingüística Aplicada. A pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista traz resultados evidentes de que, as dificuldades que nos são apresentadas no ensino superior à distância são muito parecidas com as do presencial, visto que o breve contato dos professores em formação, tanto de uma modalidade como de outra, ocorre no ensino presencial. Diante desse panorama, destacamos que apesar dos avanços, muito há o que se fazer em termos de pesquisa e de reflexão para uma transposição didática que cumpra realmente a função de absorver teorias em prol de uma prática pedagógica mais eficiente e voltada para a melhoria do ensino-aprendizagem de língua portuguesa. E tal responsabilidade, no contexto da Educação a distância, envolve o comprometimento de vários profissionais, dentre eles o tutor presencial exerce um papel relevante, visto que lhe é incumbido a função de co-orientador do estágio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Letras-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical164 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000197319.pdf6,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.