Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4231
Autor(es): Doretto, Shirlei Aparecida
Orientador: Edson Carlos Romualdo
Título: O ensino de análise linguística e os professores em formação inicial : a relação teoria-prática
Banca: Sônia Aparecida Lopes Benites - UEM
Banca: Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh - UEPG
Palavras-chave: Análise linguística;Professorandos;Prática de ensino;Formação inicial;Relação teoria-prática;Brasil.;Initial education;Linguistic analysis;Relation theory-practice;Teaching practice;Brazil.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O cenário educacional, principalmente a partir dos anos de 1980, tem motivado estudos e pesquisas voltadas para a melhoria da educação. Embora haja diversos livros e pesquisas que tratam sobre a prática pedagógica de ensino de português, ainda assim, segundo Antunes (2003), esse cenário revela poucas mudanças quando se trata do processo de ensino e aprendizagem das práticas discursivas de uso da língua, leitura e produção, e de reflexão sobre esse uso, a análise lingüística (AL). Aliada a esses trabalhos há uma série de ações efetivadas pelas instituições governamentais, em âmbitos nacionais e estaduais, com a criação de leis, documentos orientadores e cursos de formação continuada de professores. As ações efetivam-se, também, em nível superior, com a elaboração de diretrizes, leis, pareceres e resoluções que buscam, de modo geral, garantir ao professor, em formação inicial, maior contato com conteúdos e práticas pedagógicas, superando o equívoco histórico de que teoria e prática são dissociáveis na prática social. Acreditando que esses professorandos serão, no futuro, os responsáveis pelos encaminhamentos das atividades de ensino e aprendizagem de língua nas escolas, entendemos ser de fundamental importância discutir aspectos relacionados à formação inicial desses profissionais. Dessa forma, objetivamos investigar e analisar como se constituem as relações dos professorandos de um 4º ano do curso de Letras da UNESPAR/Campus de Campo Mourão, situada no noroeste do Paraná, com o eixo de reflexão sobre a língua, a AL, no processo de sua formação, na disciplina de Prática de Ensino, na preparação de seqüências pedagógicas, avaliando a relação teoria-prática. Para tanto, realizamos um estudo de caso, por meio de uma abordagem etnográfica, com observação, descrição e análise dos dados, caracterizando, então, uma pesquisa qualitativo-interpretativa. Assim, o corpus de análise constitui-se de registros coletados por meio de gravações em vídeo e áudio de todas as aulas da disciplina de Prática de Ensino durante o primeiro bimestre de 2012, de entrevista semiestruturada com a professora regente da disciplina, de trabalhos elaborados por estudantes nessa disciplina e de anotações escritas. Nosso arcabouço teórico fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista, nos pressupostos teórico-metodológicos de estudiosos que têm se dedicado à AL, como Antunes (2003, 2007, 2010, 2012), Geraldi (1997, 2002a, 2002b), Mendonça (2006), Perfeito (2005, 2007, 2011), Ritter (2012), Suassuna (2006, 2012), Travaglia (1996, 2011), entre outros. Para a abordagem da relação teoria-prática, buscamos auxílio nos documentos oficiais norteadores da prática docente, como, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), leis, diretrizes e resoluções que versam sobre o assunto. Os resultados mostram que a relação teoria-prática da AL não chega a ser efetivada como práxis nesse grupo de estudantes, pois há uma tentativa em promover atividades de reflexão para o ensino gramatical que esbarra em outras dificuldades que indiciam problemas na formação, não só no trato da língua e sua gramática, mas, também, de leitura e escrita.
Abstract: The educational scenery, mainly from the 1980s, has motivated studies and researches aiming the improvement of education. Although there are several books and researches concerning pedagogical practice in portuguese teaching, according to antunes (2003), this scenery still shows little change regarding teaching and learning processes of the discursive practices of language use, reading and writing, as well as a reflection about this use, the linguistic analysis (LA). Allied to these works, there are a number of actions promoted by the governmental institutions, in national and state range, with the development of laws, guiding documents and courses for teachers' continuing education. Actions are also accomplished at graduation level, with the development of guidelines, laws and resolutions which aim, in general lines, at guaranteeing for the teachers in initial education a greater contact with contents and pedagogical practices, overcoming the historical misconception that theory and practice are dissociable in social practice. Believing that these teachers in initial education will be, in the future, responsible for forwarding the practices of language teaching and learning in schools, we understand it is of fundamental importance to discuss aspects related to their initial education. Thus, we aim at investigating and analyzing how are built the relations between the teachers in initial education from the 4th grade of the languages course at UNESPAR/Campus of Campo Mourão, in Paraná's northwest, and the axis of reflection about language, the LA, in the discipline of teaching practice, in the preparation of pedagogical sequences, assessing the relation theory-practice. For that, we conducted a case study, through an ethnographic approach, with observation, description and analysis of data, featuring a qualitative-interpretive research. Thus, the analysis corpus consists of records collected through video and audio recordings of all the classes from the discipline of teaching practice during the first quarter 2012, semi structured interview with the discipline's teacher, works developed by students in the discipline, and written notes. Our theoretical framework is based on the assumptions of the interactionist based applied linguistics, on the theoretical and methodological assumptions of scholars who have dedicated themselves to LA, such as Antunes (2003, 2007, 2010, 2012), Geraldi (1997, 2002a, 2002b), Mendonça (2006), Perfeito (2005, 2007, 2011), Ritter (2012), Suassuna (2006, 2012), Travaglia (1996, 2011), among others. For the approach of the relation theory-practice, we sought the aid of the official guiding documents of teaching practice, such as the national curricular parameters (parâmetros curriculares nacionais - PCN), laws, guidelines and resolutions that deal with the subject. The results show that the LA relation theory-practice does not come to be an effective praxis in the analyzed group of students, because there is an attempt of promoting activities of reflection for grammatical teaching that bumps into other difficulties which indicate formation problems, not only in dealing with the language and its grammar, but also of reading and writing.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4231
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000216403.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.