Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4234
Autor(es): Santos, Elaine de Moraes
Orientador: Edson Carlos Romualdo
Título: O espetáculo político e a docilização do corpo na campanha eleitoral de Lula em 2002
Banca: Pedro Luis Navarro Barbosa - UEM
Banca: Vanice Maria Oliveira Sargentini - UFSC
Palavras-chave: Lula;Presidente brasileiro;Política;Espetacularização;Docilização do corpo;Discurso político;Discurso midiático;Análise do discurso;Mídia impressa;Mídia e discurso político;Brasil.;Lula;Spectacularization;Body softener;Press media;Politics;Discourse;Brazil.
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: As eleições presidenciais de 2002 no Brasil foram marcadas por um intenso trabalho da imprensa em promover a vigilância do candidato mais cotado pelas pesquisas de opinião: Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Tais especulações midiáticas basearam-se, principalmente, numa constante comparação da imagem do Lula de 2002 à imagem que o candidato divulgava nas eleições anteriores, quando ainda não tinha o apoio do marqueteiro Duda Mendonça. A relevância deste fenômeno para a atual conjuntura sócio-histórica da política brasileira motivou a realização desta pesquisa que teve por objetivo principal analisar se essa mudança de perfil discursivizada pela imprensa e denunciada como um corpo dócil produzido pelo novo marqueteiro do PT pode ser pensada como um processo de docilização do corpo normatizado pela própria mídia brasileira. Para responder a essa questão norteadora de nossa pesquisa, construímos um arquivo midiático com todas as edições das três revistas semanais de generalidades mais recorrentes no Brasil (Época, IstoÉ e Veja), publicadas durante aquele ano eleitoral e recortamos como corpus, seis edições (duas de cada revista), contemplando somente aquelas em que, sozinho, o candidato foi matéria-capa, já que traziam a comparação desses dois momentos históricos vividos por ele. Para essa empreitada, buscamos interlocução com os fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de Linha Francesa, mas, ao longo de nosso texto, o diálogo com teóricos que abordam as questões do corpo na área da Antropologia, da Filosofia, da Sociologia, da Comunicação, da Educação Física, da Lingüística Textual e dos estudos sobre o texto imagético foi essencial, visto que compreendemos que o discurso não se reduz apenas ao texto escrito, mas se desdobra também às expressões gestuais e corporais a que nos propomos a estudar. Além disso, estendemos, para um olhar conceitual, uma discussão sobre a relação entre a mídia e a política na contemporaneidade. Dentro do quadro teórico adotado, a pesquisa buscou levantar as condições de produção do período eleitoral, resumir o percurso histórico-político de Lula em sua trajetória rumo à presidência e fazer um exercício de leitura dos enunciados e imagens engendrados pela mídia em torno do candidato, focalizando nesses textos os atravessamentos, a discursividade e os efeitos de sentidos possíveis. Os resultados apontaram que as críticas midiáticas são baseadas numa norma gestual e comportamental que, vigilante, pune ao produzir uma representação imagética que possibilita o efeito de sentido de um corpo docilizado e modificado.
Abstract: The 2002 Brazilian election for the presidency featured an intense effort of the press to keep under surveillance the Labor Party candidate, Luiz Inácio Lula da Silva, who was most favorable in pre-election public opinion. Media speculations were principally based on a systematic comparison of Lula.s 2002 image with that broadcasted in previous election campaigns without the help of marketer Duda Mendonça. The relevance of such a phenomenon on current social and historical situation in Brazilian politics triggered current research. Its main aim consists of an analysis on whether the change in the discoursed profile by the press, denounced as body softening fabricated by the Labor party marketer, may be considered as a body softener naturalized by the Brazilian press media itself. The solution for such an important issue in current research has been provided by the construction of a media file with all the editions of the three most popular weekly magazines in Brazil. Six Época, IstoÉ and Veja editions (two of each) published during the election period were taken as research corpus. Since the two historical moments experienced by Lula had to be compared, only those issues in which the candidate featured in the front cover were chosen. Although theoretical and methodological foregrounding of French Discourse Analysis were provided, a dialogue with other theoreticians dealing with Anthropology, Philosophy, Sociology, Communication, Physical Education, Text Linguistics and studies on the image-text were also analyzed. This decision was due to the fact that discourse is not limited to the written text but also comprises body expressions and gestures which are also under analysis. Further, a discussion on the relationships between the social media and contemporary politics is highly relevant from the conceptual point of view. Therefore, within this framework current, research investigated conditions of production of the election period, summarized Lula.s historical and political trajectory to the presidency and endeavored an interpretation of the enunciations and pictures produced by the press on the candidate. Crisscrossing, discursiveness and possible effects of meanings were thus focused. Results showed that press critical texts are based on gesture and behavioral norms which, on surveillance, punish when it produces a pictorial representation that makes possible the meaning effect of a softened and modified body.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4234
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000172204.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.