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Autor(es): Duran, Guilherme Rocha
Orientador: Renilson José Menegassi
Título: O gênero discursivo questão interpretativa em contexto de formação docente inicial
Banca: Sonia Aparecida Lopes Benites - UEM
Banca: Adail Ubirajara Sobral - UCPel
Palavras-chave: Gêneros discursivos;Questão interpretativa;Formação docente;Maringá;Paraná;(Estado);Brasil.;Genres du discours;Question interpretative;Formation d enseignant;Maringá;Paraná;State;Brazil.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: As orientações oficiais, no que diz respeito às aulas de Língua Portuguesa, determinam que a prática docente em sala deva privilegiar o trabalho com gêneros do discurso. Os livros didáticos refletem essa orientação ao abordarem estratégias de ensino que se fundamentam na teoria dos gêneros. Todavia, não são muitas as pesquisas que tomam por objeto de análise os gêneros discursivos típicos da esfera educacional. Com o intuito de contribuirmos com as discussões dessa natureza, nossa pesquisa se propõe a caracterizar o gênero discursivo questão interpretativa em contexto de formação docente inicial. Para tanto, utilizamos como base teórica à definição de enunciação e de gêneros discursivos considerando-se as formulações do Círculo de Bakhtin. O corpus desta pesquisa constitui-se de uma questão interpretativa, compreendendo o texto-questão e as produções do texto-resposta realizadas por professores em formação do curso de Letras Português da Universidade Estadual de Maringá. Analisamos o corpus sob uma perspectiva quantitativa, e, a partir dela, realizamos uma análise de natureza qualitativo-interpretativa, observando o contexto discursivo da produção e também suas manifestações na escrita dos professores em formação. Pelos resultados obtidos, descrevemos o gênero estudado compreendendo seu tema, sua composição e seu estilo, e também a ação discursiva que o gênero realiza através da linguagem no contexto em que foi produzido - a formação docente inicial. As análises mostram que a questão interpretativa se caracteriza como um gênero discursivo, pois se enquadra nas delimitações de gênero do discurso propostas por Bakhtin. Esta pesquisa faz parte do projeto "Manifestações de constituição da escrita na formação docente", e também das discussões do Grupo de Pesquisa Interação e Escrita.
Abstract: es orientations officielles, en ce qui concerne aux classes de Langue Portugaise, déterminent que la pratique enseignante en salle de classe doit privilégier le travail avec lês genres du discours. Les livres didactiques réfléchissent cette orientation abordant dês stratégies d'enseignement qui se fondent sur la théorie des genres discursifs. Toutefois, ils ne sont pas beaucoup les recherches qui prennent par objet d'analyse les genres du discurs typiques de la sphère de l'éducation. Pour contribuer aux discussions de cette nature, notre recherche se propose de caractériser les genres du discours question interprétative dans le contexte de formation d'enseigant initiale. Pour que cela arrive, nous utilisons comme base théorique la définition d'énonciation et des genres du discours en considerant les formulations de Bakhtine et de ce Cercle. Le corpus de cette recherche est d'abord constitué d'une question interpretative, comprenant le texte-question et les productions du texteréponse réalisées par des enseignants en formation du cours de Lettres Portugais à l'Université d'État à Maringá. Nous avons analisé le corpus sous une perspective quantitative et, a partir d'elle, nous avons réalisé une analyse de nature qualitative et interprétative, em observant le contexte discoursif de la production et aussi ses manifestations dans l'écrit des enseignants em formation. Par les résultats obtenus, nous avons décrit le genre étudié comprenant son thème, sa composition et son style, et aussi l'action discoursive que le genre réalise à travers du langage dans le contexte dont il a été produit - la formation d'enseignant initiale. Les analyses montrent que la question interpretative se caractérise comme un genre du discours, car il est encadré par les délimitations du genre du discours proposés par Bakhtine. Cette recherche appartiens au projet "Manifestations de constitution de l'écrit dans la formation d'enseignant", et aussi des discussions du Groupe de Recheches Interation et Écrit.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4238
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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