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Autor(es): Soares, Thiago de Oliveira
Orientador: Alice Áurea Penteado Martha
Título: O skoob e a legitimação de obras literárias
Banca: Márcio Roberto do Prado - UEM
Banca: Thiago de Oliveira Valente - UENP/Cornélio Procópio-PR
Palavras-chave: Redes sociais de literatura;Skoob (site de rede social);Sociologia da literatura;Obras literárias;Legitimação;Leitura de literatura;Literatura;Redes sociais;Brasil.;Reading of literature;Social networking;Skoob;Sociology of reading;Legitimation of literary works;Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A presente dissertação discorre sobre a relação da literatura com o usuário de uma rede social virtual e aprofunda a discussão sobre a influência das ferramentas virtuais na relação entre leitores e os livros. Mais especificamente, este trabalho aborda conceito e objetivo dos sites de redes sociais brasileiros focados em literatura, e suas funcionalidades e consequências para seus usuários. O objetivo foi verificar se o Skoob, o maior site de rede social brasileiro focado em literatura, pode funcionar como instância de legitimação de obras literárias. Para isso, fundamentado em questionários quantitativos e qualitativos aplicados ao público utilizador dos sites, os Skoobers, que revelaram, entre outros aspectos, as preferências literárias, a construção do ethos na internet, o processo de escolha de novas leituras e formas de consumo das obras, e embasado pela Sociologia da Leitura, teoria que tem como centro de seus estudos o leitor do texto literário, o trabalho debateu acerca do processo de legitimação de obras literárias e a participação do leitor usuário do Skoob nele. A pesquisa proporcionou uma visão atual sobre a relação do Skoob com o ambiente literário acadêmico, o que mostrou possíveis mudanças no processo de legitimação de obras literárias e a influência das editoras, consequentemente do mercado, nesse sistema.
Abstract: This dissertation discourses about the relation between the literature and the user of a virtual social network and deepen the discussion on the influence of virtual tools in the relationship between readers and books. More specifically, this work approaches concept and objective of the Brazilian social networking sites focused on literature and their functionalities and consequences for their users. The objective was to verify if Skoob, the largest site of Brazilian social network focused on literature, can function as legitimizing instance of literary works. For this reason, grounded on quantitative and qualitative questionnaires applied to the users of the sites, the Skoobers, which revealed, among other aspects, their literary preferences, the process of choosing new readings and forms of consumption of the books, and based by the Sociology of Reading, theory that has as its study center the literary text reader, the work discussed about the process of legitimation of literary works and the participation of the Skoob user and reader in it. The research provided a current view on Skoob's relationship with the academic literary environment, which showed possible changes in the legitimation process of literary works and the influence of publishers, consequently of the market, on that system.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4253
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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