Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRenilson José Menegassipt_BR
dc.contributor.authorStriquer, Marilúcia dos Santos Domingospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:32:24Z-
dc.date.available2018-04-18T19:32:24Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4254-
dc.description.abstractSince the teaching of reading practices in school are mainly concentrated on the textbook, current research diagnoses the aims proposed by the textbook so that the student may read the texts contained within. According to theories by Kleiman (1989, 2000), Geraldi (1991) and Solé (1998), reading aims are part and parcel to the reader?s competence, whereas the role of teaching is the formation of the competent reader. Analysis focuses on textbooks which have been adopted by most government schools in the northern region of the state of Paraná, more precisely within the Regional Nucleus of Education of Jacarezinho, Paraná, Brazil. The teaching of reading has been analyzed from the interactivity point of view suggested by Kato (1990), Menegassi (1995), Dell`Isola (1996), Leffa (1999), Colomer & Camps (2002), by which the reader is led towards selectivity and autonomy in his/her reading, actually basic characteristics of the competent reader. Underpinned by Applied Linguistics as central axes for theoretical and methodological guidance and aided by props from other areas within language science, our general aim has been the investigation of types of presentation of reading aims found in the textbook so that we may contribute towards studies on the formation and the development of junior school readers. A qualitative and interpretative research has been undertaken on books which have been pinpointed as the most adopted by schools of the above-mentioned region. Português: leitura, produção e gramática (SARMENTO, 2002) and Linguagem Nova (FARACO & MOURA, 2004) have a 44.47% usage. The teacher's supplement section and the sections dedicated to the reading of the student's textbook were employed to analyze. These may be divided into three parts: the opening texts; the texts proper; studies on the text. Results show that no orientation exists in the teacher's textbook on how s/he may undertake the teaching of reading aims. No aims have been established so that the teacher may communicate them to the students. There is an implicit stance of reading aims in the student's textbook which manifests itself as from the suggested process. The latter does not vary and is the same for all and every text. Actually this fact models the reading activity as mandatory within the school context. Results show that a strait-jacket process exists in learning how to read. No presentation types actually exist but merely an implicit presentation with one sole objective.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectLivro didático.Formaçãopt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectTextbooken
dc.subjectReading aimsen
dc.titleOs objetivos de leitura no livro didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Neiva Maria Jung - UEM
dc.contributor.referee2Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello - UEL
dc.description.resumoFrente ao fato de que as práticas do ensino de leitura na escola se direcionam, principalmente, pelo livro didático, neste trabalho, realizamos um diagnóstico de quais são os objetivos oferecidos por este material para que o aluno leia os textos apresentados. Acreditamos, à luz de teorias consolidadas por Kleiman (1989, 2000), Geraldi (1991) e Solé (1998), que os objetivos de leitura se integram à competência do leitor e o que se pretende, com o ensino, é a formação de um leitor competente. Para tanto, elegemos os livros didáticos de 5ª série mais adotados pelas escolas da rede pública de ensino da região Norte do Paraná. Concebemos o ensino de leitura em uma perspectiva interacionista, defendida por autores como Kato (1990), Menegassi (1995), Dell`Isola (1996), Leffa (1999), Colomer & Camps (2002), pela qual se encaminha o leitor à seletividade e autonomia em suas leituras, características fundamentais de um leitor competente. A partir desta temática, amparados na Lingüística Aplicada como eixo central de condução teórico-metodológico, além dos subsídios necessários retirados dos demais ramos das ciências da linguagem, a pesquisa teve como objetivo geral investigar as formas de apresentação dos objetivos de leitura no livro didático, a fim de contribuir com os estudos sobre a formação e o desenvolvimento do leitor no Ensino Fundamental. Assim, apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa sobre os livros que correspondem a uma participação de 44,47% dos mais utilizados na região citada, sendo eles: Português: leitura, produção e gramática (SARMENTO, 2002) e Linguagem Nova (FARACO & MOURA, 2004). Analisamos o suplemento destinado exclusivamente ao professor e as seções destinadas ao trabalho com a leitura do livro do aluno, as quais se dividem em três partes: os textos de abertura, os textos propriamente ditos e o Estudo do Texto. Os resultados das análises demonstram que, no Manual do Professor, não existe nenhuma orientação sobre como o docente poderia encaminhar o ensino de objetivos de leitura e nem tampouco se estabelecem objetivos para que o professor os repasse aos alunos. Já no livro do aluno, há um posicionamento implícito de um objetivo de leitura que se revela a partir do processo proposto. O processo é sempre o mesmo, para todo e qualquer texto, o que, por decorrência, padroniza a atividade de leitura como obrigatoriedade do contexto escolar. Os resultados apontam para a existência de um engessamento do processo de ensino de leitura, em que não existem formas de apresentação, mas sim, a apresentação implícita de um objetivo único.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical140 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164443.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.