Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4257
Autor(es): Santos, Hérika Ribeiro dos
Orientador: Sonia Aparecida Lopes Benites
Título: O texto publicitário na sala de aula
Banca: Neiva Maria Jung - UEM
Banca: Esther Gomes de Oliveira - UEL
Palavras-chave: Publicidade;Texto publicitário;Gênero textual;Lingüística textual;Leitura;Livro didático;Cidadania;Brasil.;Textual genre;Publicity;Reading;Citizenship;Textbook;Brazil.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta pesquisa qualitativo-etnográfica investigou a abordagem que três diferentes coleções didáticas fazem do gênero texto publicitário. A perspectiva teórica adotada fundamenta-se, predominantemente, na teoria dos gêneros, que tem como precursor Mikhail Bakhtin e, como seguidores, teóricos mais modernos como: Marcuschi, Bronckart, Pasquier, Dolz, Dionísio, Schneuwly e Rojo. Primeiramente, realizou-se um estudo minucioso das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa. Depois, estudou-se o que cada livro didático abordou em relação ao trabalho com textos do gênero publicitário, considerando os quatro eixos: leitura. produção . oralidade . análise lingüística. Em seguida, passou-se à análise dos capítulos relacionados ao gênero, comparando-os com a teoria esboçada no Manual do professor, a fim de detectar se ela efetivamente se concretizava nas propostas de atividades. Percebidas as virtudes e os equívocos presentes nos capítulos, realizou-se uma entrevista com os professores que utilizam os livros didáticos analisados em suas salas de aula, para constatar se os equívocos são percebidos pelos docentes e para diagnosticar o que eles fazem para suprir as lacunas deixadas pelo livro didático. Os resultados da pesquisa revelam que: 1) a despeito das incoerências entre teoria e prática, os livros apresentam, em diferentes níveis, preocupações voltadas para a formação do cidadão, do leitor e do professor; 2) os professores portam-se, não raro, como multiplicadores do saber, pois, mesmo aqueles que percebem as lacunas não se mobilizam para que haja transformação e continuam, ano após ano, reproduzindo os paradigmas consagrados como verdades inquestionáveis.
Abstract: Approach in publicity text genre given in three different textbook collections has been investigated in current qualitative and ethnographic research. Theoretical basis has been mainly foregrounded on the theory of genres by precursor Mikhail Bakhtin and followers Marcuschi, Bronckart, Pasquier, Dolz, Dionísio, Schneuwly and Rojo. After a detailed study on the Brazilian School Curriculum Parameters with regard to Portuguese language teaching, the theoretical proposal given in the teacher's handbook of each collection was undertaken in the publicity genre. Parameters consisted of reading, writing production, orality and linguistic analysis. Chapters dealing with publicity genre were analyzed and then compared to theory to verify whether the latter was put in practice in the activities suggested. Assets and defects in the chapters were consequently identified. Teachers who adopted the book collections in the classroom were interviewed to see whether defects had been pinpointed and to diagnose how they supplemented for the gaps within the texts. Results show that (1) the books contain issues at different levels dealing with the educational training of the citizen, the reader and the teacher, even though incoherence between theory and practice is extant; (2) teachers are frequently knowledge multipliers since they fail to act in favor of transformation, even when gaps are detected, and continue year after year to reproduce paradigms held to be unquestionable truths.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4257
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164185.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.