Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSonia Aparecida Lopes Benitespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Hérika Ribeiro dospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:32:24Z-
dc.date.available2018-04-18T19:32:24Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4257-
dc.description.abstractApproach in publicity text genre given in three different textbook collections has been investigated in current qualitative and ethnographic research. Theoretical basis has been mainly foregrounded on the theory of genres by precursor Mikhail Bakhtin and followers Marcuschi, Bronckart, Pasquier, Dolz, Dionísio, Schneuwly and Rojo. After a detailed study on the Brazilian School Curriculum Parameters with regard to Portuguese language teaching, the theoretical proposal given in the teacher's handbook of each collection was undertaken in the publicity genre. Parameters consisted of reading, writing production, orality and linguistic analysis. Chapters dealing with publicity genre were analyzed and then compared to theory to verify whether the latter was put in practice in the activities suggested. Assets and defects in the chapters were consequently identified. Teachers who adopted the book collections in the classroom were interviewed to see whether defects had been pinpointed and to diagnose how they supplemented for the gaps within the texts. Results show that (1) the books contain issues at different levels dealing with the educational training of the citizen, the reader and the teacher, even though incoherence between theory and practice is extant; (2) teachers are frequently knowledge multipliers since they fail to act in favor of transformation, even when gaps are detected, and continue year after year to reproduce paradigms held to be unquestionable truths.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectTexto publicitáriopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLingüística textualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectTextual genreen
dc.subjectPublicityen
dc.subjectReadingen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectTextbooken
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO texto publicitário na sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Neiva Maria Jung - UEM
dc.contributor.referee2Esther Gomes de Oliveira - UEL
dc.description.resumoEsta pesquisa qualitativo-etnográfica investigou a abordagem que três diferentes coleções didáticas fazem do gênero texto publicitário. A perspectiva teórica adotada fundamenta-se, predominantemente, na teoria dos gêneros, que tem como precursor Mikhail Bakhtin e, como seguidores, teóricos mais modernos como: Marcuschi, Bronckart, Pasquier, Dolz, Dionísio, Schneuwly e Rojo. Primeiramente, realizou-se um estudo minucioso das propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa. Depois, estudou-se o que cada livro didático abordou em relação ao trabalho com textos do gênero publicitário, considerando os quatro eixos: leitura. produção . oralidade . análise lingüística. Em seguida, passou-se à análise dos capítulos relacionados ao gênero, comparando-os com a teoria esboçada no Manual do professor, a fim de detectar se ela efetivamente se concretizava nas propostas de atividades. Percebidas as virtudes e os equívocos presentes nos capítulos, realizou-se uma entrevista com os professores que utilizam os livros didáticos analisados em suas salas de aula, para constatar se os equívocos são percebidos pelos docentes e para diagnosticar o que eles fazem para suprir as lacunas deixadas pelo livro didático. Os resultados da pesquisa revelam que: 1) a despeito das incoerências entre teoria e prática, os livros apresentam, em diferentes níveis, preocupações voltadas para a formação do cidadão, do leitor e do professor; 2) os professores portam-se, não raro, como multiplicadores do saber, pois, mesmo aqueles que percebem as lacunas não se mobilizam para que haja transformação e continuam, ano após ano, reproduzindo os paradigmas consagrados como verdades inquestionáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical144 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164185.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.