Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSônia Aparecida Lopes Benitespt_BR
dc.contributor.authorSouza, Jefferson Adriano dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:32:26Z-
dc.date.available2018-04-18T19:32:26Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4268-
dc.description.abstractSocial representations (SR) involving research construction process in higher education and the researcher's identity in the Language and Literature Course are provided. Initial SRs of three future teachers of the fourth year of the above-mentioned course with regard to research researcher and their perceptions during the production of their last year monograph were charted. They were compared to social imaginary SRs and to those in official documents. Foregrounded by SR theory propounded by Moscovici (1978, 2003), Demo (1998) and Fazenda (1997, 2000) and by official documents that regulate research in Language and Literature Courses, the influence of SRs in the construction of professional identity of future teachers was verified. Representations that make up planning, organization, execution and evaluation of their Monograph, with special emphasis to their witness, have been registered. A qualitative ethnographic research was chosen since social meanings, the results of culture, were focalized. Analyses reveal that during the execution process, the future teachers widen their ideas with regard to research and make them very close to their own SR on researchers and SRs extant in official documents. Research-researchers' SRs as higher entities break down considerably even though they do not disappear. Development of autonomy and trust is shaken, whereas criticisms, or rather, self-criticism, albeit significant, fail to consolidate the transformation of the future teachers into researchers. The identity of the student of the Language and Literature Course and all SRs involved do not supplant the researcher's and the professional educator's identity. Results show that more dedication should be given to a training that naturalizes research and the positing of problems so that the identity of the professional could be consolidated with a maximum of reflections and activities through real contacts with basic education and its contextual problems.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurso de Letraspt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSocial representationen
dc.subjectTeachers trainingen
dc.subjectResearch in Language and Literatureen
dc.subjectCourseen
dc.subjectMonographen
dc.subjectBrazil.en
dc.titlePesquisadores em construção : representações sobre pesquisa e pesquisador na elaboração e apresentação do TCC em um curso de Letraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Edson Carlos Romualdo - UEM
dc.contributor.referee2Merion Campos Bordas - UFRGS
dc.description.resumoEste estudo investiga as representações sociais (RS) que envolvem o processo de construção da pesquisa no ensino superior e a constituição da identidade do pesquisador no Curso de Letras. Para concretizá-lo, mapeamos as RS iniciais de três professorandas de um 4º ano de Letras sobre pesquisa-pesquisador e suas percepções, ao longo da produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cotejando-as com as RS do imaginário social e com aquelas presentes nos documentos oficiais. Com base na teoria das RS, organizada por Moscovici (1978, 2003), nas ponderações de Demo (1998) e Fazenda (1997, 2000) e nas determinações dos documentos oficiais que regulam a dimensão da pesquisa nos cursos de Letras, averiguamos a influência dessas RS na construção da identidade profissional das professorandas. Para tanto, capturamos as imagens que povoam e constituem o planejamento, organização, execução e avaliação do TCC realizado por elas, privilegiando seu testemunho. Optamos por uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico porque focalizamos significados sociais, frutos de uma cultura. As análises revelam que, durante o processo de execução do trabalho, as professorandas ampliam suas visões sobre pesquisa, aproximando-as de suas próprias RS sobre pesquisador e das RS presentes nos documentos oficiais. As RS de pesquisa-pesquisador como entidades superiores, ainda que não desapareçam, enfraquecem, consideravelmente. O desenvolvimento da autonomia e confiança é abalado, enquanto a crítica, ou mais especificamente a autocrítica, embora significativa, não consolida a transformação das professorandas em pesquisadoras. A identidade do aluno de Letras e todas as RS que ela encerra ainda se sobrepõem à identidade do pesquisador e do profissional educador. Concluímos ser necessário investir em uma formação que naturalize a pesquisa e a proposição de problemas, a fim de consolidar a identidade do profissional da área, maximizando reflexões e ações, por meio de contatos reais com a educação básica e seus problemas contextuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical117 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166306.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.