Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMirian Hisae Yaegashi Zapponept_BR
dc.contributor.authorMatia, Kátia Caroline dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:32:26Z-
dc.date.available2018-04-18T19:32:26Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4269-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation was to conduct a study about the called digital poetry, focusing on its characteristics as a type of fictional production that occurs in cyberspace and is related to cyberculture, the cultural context of new technologies (LÉVY, 1999). Digital poetry is a type of poetic production that requires, essentially, the computer and the internet for its production and for its reading, being, therefore, a cyberculture object. The bibliographic research about the subject was made based on authors such as Antonio (2008, 2010), Risério (1998) and Padin (1996). In their studies, we sought theoretical contributions about poetic texts. We emphasized the specificities of poetry and protocols of reading from Literary Theory (CULLER, 1999; D'ONOFRIO, 1995; JAUSS, 1983). Thus, we selected a corpus composed of seven digital poems produced by Brazilian authors and by one Portuguese author. Considering this corpus we identified recurring characteristics in digital poetry, such as: the word, the image, the sound, the motion and the interactivity. We sought to specify each of these elements based on the assumption that the material of poetry is historical: what changes in each time of the history is how this material is presented by poetry and how each technique developed in the course of the history is also material to the poetic production. Due to be produced in a writing space that is the computer screen, digital poetry configures itself by expanding its significant elements, including semiotic systems different from written language, and therefore giving rise to new literacies.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPoesia digitalpt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectLeitura de poesiapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectDigital poetryen
dc.subjectReading poetryen
dc.subjectLiterary literacyen
dc.subjectMultimodalityen
dc.subjectCybercultureen
dc.subjectBrazil.en
dc.titlePoesia expandida : a escrita poética no ciberespaçopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
dc.contributor.referee2Cilza Carla Bignotto - UFOP
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi realizar um estudo sobre a denominada poesia digital, focalizando suas características enquanto produção ficcional cuja existência se relaciona diretamente ao ciberespaço e ao contexto cultural das novas tecnologias, denominado cibercultura (LÉVY, 1999). A poesia digital consiste num tipo de produção poética para a qual é imprescindível o uso do computador e da internet tanto no âmbito de sua produção quanto de sua leitura, sendo, portanto, caracteristicamente, um objeto da cibercultura. A pesquisa bibliográfica sobre o tema foi feita a partir de autores como Antonio (2008, 2010), Risério (1998) e Padin (1996). Neles, buscamos aportes teóricos sobre o texto poético e procuramos enfatizar suas especificidades e seus protocolos de leitura a partir da Teoria Literária (CULLER, 1999; D'ONOFRIO, 1995; JAUSS, 1983). A fim de compreendermos como se configura tal produção poética, selecionamos um corpus composto por sete poemas digitais de autores brasileiros e de um autor português, e identificamos características recorrentes na poesia digital, a saber: a palavra, a imagem, o som, o movimento e a interatividade. Procuramos especificar cada um desses elementos partindo do pressuposto de que a matéria da poesia é histórica: o que muda a cada momento da história é como essa matéria é apresentada pela poesia e o modo como cada técnica desenvolvida na história também é matéria para o fazer poético. Em razão de ser produzida em um espaço de escrita que é a tela do computador, a poesia digital se configura pela expansão de seus elementos significativos, abarcando sistemas semióticos diversos da linguagem escrita, suscitando, portanto, novos letramentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical111 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000204585.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.