Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4271
Autor(es): Silva, Juliane Nadal Cavalheiro da
Orientador: Alice Áurea Penteado Martha
Título: Polifonia bakhtiniana em Memórias da Emília, de Monteiro Lobato
Banca: Alexandre Villibor Flory - UEM
Banca: José Nicolau Gregorin Filho - USP
Palavras-chave: Polifonia bakhtiniana;Monteiro Lobato;Mikhail Bakhtin;Polifonia;Brasil;Monteiro Lobato;Mikhail Bakhtin;Polyphonie;Brésil.
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O diálogo entre real e imaginário consiste em aspecto recorrente na obra infantil de Monteiro Lobato (1882-1948) e possibilita a seus pequenos leitores a experimentação da transição entre esses universos. Reiterando a relevância desse diálogo, nesta dissertação, analisamos a obra Memórias da Emília (1936), a partir da teoria de Mikhail Bakhtin (1895- 1975) sobre dialogismo e polifonia, fundamentação teórica que embasa o objetivo do trabalho: a constatação da presença da polifonia na estrutura da narrativa. Desse modo, procuramos observar, na articulação das relações dialógicas e polifônicas, o engajamento ideológico das vozes, considerando que Lobato constrói sua narrativa a partir de consciências sócio-ideológicas incorporadas em cada uma das personagens, já que nenhuma delas absorve uma única voz social e, sim, um coro de vozes sociais, com seus encontros e desencontros, choques e entrechoques. Os resultados da pesquisa revelam um riquíssimo processo polifônico, uma vez que se observa o surgimento de várias vozes no interior da narrativa, representando diversas perspectivas advindas do nosso contexto social: o conteúdo e a forma no romance, ambos unidos discursivamente por meio das esferas sociais, como um fenômeno pluriestilístico, plurilíngue e plurivocal, o que significa encontrar diversos discursos ("eu" e "outrem") entrelaçados nas vozes sociais que se articulam e interagem na narrativa.
Abstract: e dialogue entre le réel et l'imaginaire se base sur l'aspect récurrent dans l'oeuvre infantile de Monteiro Lobato (1882-1948) et permet à ses petits lecteurs l'expérimentation de la transition entre ces univers, soulignant la pertinence de ce dialogue, dans cette thèse, nous avons analysé l'oeuvre Memórias de Emília (1936), à partir des hypothèses de Mikhail Bakhtin (1895-1975) sur le dialogisme et polyphonie, fondément théorique qui base l'objectif du travail: la constatation de la présence de la polyphonie dans la structure de la narrative. Ainsi, nous avons cherché à observer, dans l'articulation des relations dialogiques et polyphoniques, l'engagement idéologique des voix, considérant que Lobato construit sa narrative à partir des consciences sócio-idéologiques incorporées dans chacune des personnages, puisque aucune d'entre elles absorbe une seule voix sociale, mais une chorale de voix sociales, avec ses rencontres et ses conflits, chocs et entrechocs. Les résultats de la recherche révèlent un procès polyphonique très riche, étant donné qu'on remarque l'apparition des plusieurs voix à l'intérieur de la narrative en représentant des diverses perspectives venues de notre contexte social: le contenu et la forme dans le roman, le deux unis discursivement par le moyen des sphères sociales, comme un phénomène pluristylistique, plurilingue et plurivocal, ce qui signifie trouver des plusieurs discours, («moi» et «l'autre») entrelacés dans les voix sociales qui s'articulent et interagissent dans la narrative.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4271
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000220615.pdf3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.