Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlice Áurea Penteado Marthapt_BR
dc.contributor.authorMacedo, Lucas Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:32:28Z-
dc.date.available2018-04-18T19:32:28Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4278-
dc.description.abstractThis study sought to identify the representations of reading and libraries in the minds of high school students from Guarapuava-PR. The research was guided by the Sociology of Reading, understood as an approach that enables the look on reading practices in relation to public spaces for reading and the reality in general basing mainly on prospects Escarpit (1974), Hauser (1977), Chartier (2009) e Monique Segré (2010). The representations of reading and libraries are crucial for thinking about the teaching of literature and education of the reader. Understanding the significance of reading and the space it occupied in society today is a basic condition for planning any kind of action aimed at promoting reading and educating readers. The aims were to investigate how the problems facing the reality of libraries interfere in the representations and compare the representations of reading among school library users with the municipal public library users in order to realize the commitment to the teaching / learning process (or lack thereof) involved in this representation. The results of this comparison is impossible due to homogenization of spaces, since the public library behaves actually like a school library. As part of the data analysis, there was a reading of some research data Portraits of Reading in Brazil (3rd edition), in order to investigate to what extent they relate to the local reality. In this aspect, the results showed that, in numerical terms, the reality of Guarapuava reproduces national statistics. The characterization of the representations was possible to see that the reading in the public imaginary studied, is seen as a link with the fiction (a recreational perspective) and link with reality (a utilitarian perspective and instructive). Libraries, in their turn, are absent from the horizon of many teenagers, these spaces appear when moving the ball from the sphere of interest to the bond. However, libraries, for many, remain a viable alternative for contact with books, avoiding disoriented looking and spending.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectBibliioteca escolarpt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectSociologia da leiturapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectLibrariesen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSociology of readingen
dc.subjectBrazil.en
dc.titlePráticas de leitura e biblioteca no imaginário de adolescentes do ensino médio em Guarapuava-PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Mirian Hisae Yaegashi Zappone - UEM
dc.contributor.referee2Claudio José de Almeida Mello - UNICENTRO
dc.description.resumoEste trabalho procurou identificar as representações de leitura e de bibliotecas no imaginário de estudantes do ensino médio do município de Guarapuava-PR. A pesquisa orientou-se pela Sociologia da Leitura, entendida como uma abordagem que possibilita o olhar sobre as práticas de leitura em relação aos espaços públicos de leitura e à realidade de modo geral fundamentando-se principalmente nas perspectivas de Escarpit (1974), Hauser (1977), Chartier (2009) e Monique Segré (2010). As representações de leitura e de bibliotecas são fatores determinantes para se pensar o ensino de literatura e a formação do leitor. Compreender o significado da leitura e o espaço por ela ocupado hoje na sociedade é condição básica para o planejamento de qualquer tipo de ação voltada para a promoção da leitura e a formação de leitores. Os objetivos foram verificar de que modo os problemas enfrentados na realidade das bibliotecas interferem nas representações de leitura e bibliotecas e comparar as representações da leitura entre usuários da biblioteca escolar com as de usuários da biblioteca pública municipal, a fim de perceber se o comprometimento com o processo ensino/aprendizagem (ou sua ausência) intervém nessa representação. Os resultados impossibilitaram essa comparação devido a certa homogeneização dos espaços, uma vez que a biblioteca pública se comporta, na realidade, como uma biblioteca escolar. Como parte integrante da análise dos dados, realizou-se uma leitura de alguns dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (3ª edição), a fim de investigar em que medida se relacionam à realidade local. Nesse quesito, os resultados obtidos mostraram que, em termos numéricos, a realidade de Guarapuava reproduz as estatísticas nacionais. Na caracterização das representações foi possível perceber que a leitura, no imaginário do público estudado, é vista simultaneamente como elo com a ficção (numa perspectiva recreativa e gratuita) e elo com a realidade (numa perspectiva utilitarista e instrutiva). As bibliotecas, por sua vez, estão ausentes do horizonte de muitos adolescentes; estes espaços aparecem quando se desloca da esfera do interesse para a esfera da obrigação. Entretanto, as bibliotecas, para muitos, continuam sendo uma alternativa viável para o contato com os livros, evitando a procura desorientada e os gastos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical77 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000200863.pdf605,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.