Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4287
Autor(es): Gonçalles, Mariana Cristine
Orientador: Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Título: Reconhecendo as escolhas de leitura dos jovens : best-seller não é boa leitural
Banca: Lúcia Osana Zolin - UEM
Banca: Neiva Maria Jung - UEM
Banca: Clarice Lottermann - UNIOESTE
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil;Best-sellers;Leitura;Letramento;Prática de letramento;Narrativa;Brasil.;Reading;Literacy practice;Narratives;Best sellers;Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo principal compreender as razões de escolha de leitura de narrativas ficcionais feita pelos jovens e adolescentes atualmente. Para tanto, considerando as diversas práticas sociais em que os adolescentes se inserem, delimitamos nosso corpus a partir de duas esferas sociais de leitura com a qual acreditamos que esses leitores tenham maior contato: as narrativas infantojuvenis brasileiras - aquelas que circulam, principalmente, nos ambientes escolares - e as narrativas da indústria cultural - os best-sellers, de circulação menos restrita que a escolar. Valemo-nos, portanto, da teoria do letramento e dos estudos sobre práticas e eventos de letramento para delimitar essas duas esferas de leitura distintas. Autores como Brian Street, Angela Kleiman, Roxane Rojo e outros compuseram a base teórica deste trabalho. Na discussão, partimos da premissa de que esses jovens preferem a leitura de narrativas de indústria cultural à leitura de narrativas infantojuvenis brasileiras - premissa, essa, baseada em dados sobre a produção e venda de best-sellers. O corpus constituinte do estudo foi selecionado mediante consulta ao site de relacionamentos Skoob, a partir do qual se buscou os maiores índices de leitura de narrativas infantojuvenis e de best-sellers. Para a seleção das primeiras, optamos por delimitar o corpus a partir das obras enviadas às escolas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), selecionando apenas narrativas de parte do Acervo 2013 destinada aos anos finais do Ensino Fundamental, e, para as últimas, selecionamos os best-sellers mais lidos conforme o site Skoob. As discussões dessa pesquisa, em termos de resultados, apontam para a existência de algumas categorias narrativas semelhantes entre as duas esferas sociais de leitura, o que demonstra certa aproximação entre elas, descontruindo a afirmação de que são duas produções literárias distintas e, por isso, merecem receber proporção valorativa diferente. Entretanto, também encontramos dados que nos fazem acreditar que as narrativas da indústria cultural auxiliam no processo de identificação e formação do leitor com mais efetividade do que as narrativas infantojuvenis brasileiras, justificando as escolhas de leitura do público.
Abstract: The main goal of this Master´s dissertation is to understand the reasons why teenagers choose some kind of ficcional texts to read instead of others. Therefore, taking into consideration the variety of social practices in which adolescents take part and believing in more effective participation of teenagers in some of these practices, two social spheres of reading were determined: the school literature - which consists in books that surround the school environment - and the literature of the cultural industry - which are the best sellers. Thus, the literacy theory was extremely important to the study, as well as the theories about literacy practices and events. Authors such as Brian Street, Angela Kleiman, Roxane Rojo and many others have taken part in our studies. The discussion departed from the belief that teenagers prefer to read cultural industry literature rather than the school literature. This proposition was based on some data related to the production and the selling of best sellers. The corpus of the study was selected after consulting the relashionships website Skoob, in which was searched for highest rates of reading of both school literature and best sellers. For the selection of the school narratives, the corpus was delimited from the novels sent to public schools in Brazil by the National Program of the School Library - Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) - 2013 archieve, and for the selection of the cultural industry narratives, the corpus was limited by the most read books concerning the website Skoob. In terms of outcome of this study, the discussions pointed out an existence of some narrative categories which are similar in both social reading spheres, a fact that demonstrates some convergence between the two practices of literacy and also deconstructs the premise that they are two different types of literature and deserve a different appreciation. However, some data related the process of adolecents identification with the readings, urging the belief that the cultural industry literature is more effective than the school literature, justifying the teenager public choices of reading.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4287
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223430.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.