Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVera Helena Gomes Wielewickipt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Cleiry de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:33:49Z-
dc.date.available2018-04-18T19:33:49Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4296-
dc.description.abstractFrom a general perspective and by means of a diachronic view, this study comprehends the production of novels translated to Portuguese language and sold in newsstands, old-books shops and subscription systems; in such work, these exts are called "good girl novels" and "good guy novels". Its main objective is the textual comparison of both theoretical genres and in the verification of an ideal reader projected by these texts. The view, at the same time critical and theoretical, supposes not only the cultural and immediate social context being the basis of a critical work, but also its insertion in a major process, which implies the act of reading and the consumption of such novels. The structural and morphological course has resulted in broad assertions; thus, the need for theory as reference and support for the research has come into considerations based on the theory of the novel and on the cultural industry. From the theory of the novel, of Bakhtin and Luckács are used; about the cultural industry this work is based on Adorno and Garcia Canclini. From these theoretical crossings it was possible to recognize the corpus representativity as a guide of the analytical process, in the (in)variations and analysis deviations. For such reason this work has taken two paths: one of descriptive analysis and another of possible uses of the text. This course has allowed a series of questions towards two conceptions: the first being genealogic; the second, being marketguided. Thus, the research set out from the corpus to a process understanding which contextualize it historically, socially and culturally; that is, from the novel readings to their origin, the problem of the cultural industry and reader formation, aiming to articulate a reflection which would take origin, circuit and texts.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectLiteratura Comparadapt_BR
dc.subjectRomance gregopt_BR
dc.subjectRomance Folhetimpt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectLiteratura narrativa de massapt_BR
dc.subjectProdução e consumopt_BR
dc.subjectLiteratura de entretenimentopt_BR
dc.subjectAnálise e críticapt_BR
dc.subjectFormação do leitor.pt_BR
dc.subjectMass-narrative literatureen
dc.subjectProduction and consumptionen
dc.subjectFormation of the reader.en
dc.titleRomance de mocinha & romance de mocinho : a literatura narrativa de massa por um convívio dos contráriospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.referee1Arnaldo Franco Junior - UNESP
dc.contributor.referee2Mirian Hisae Yagashi Zappone - UEM
dc.contributor.referee3Lynn Mário Trindade Menezes de Souza - USP/SP
dc.description.resumoCom uma perspectiva panorâmica e por meio de um recorte diacrônico, esse estudo compreende a produção de romances traduzidos para a língua portuguesa e à venda em bancas de jornal, sebos e sistema de assinatura; nesse trabalho, esses textos são nomeados romance de mocinha e romance de mocinho. O objetivo geral consiste na comparação textual dos dois gêneros romanesco e na verificação de um leitor ideal projetado por esses textos. O viés, ao mesmo tempo crítico e teórico, supõe ser fundamento do trabalho crítico não só o contexto cultural e social imediato de uma produção, mas também sua inscrição num processo maior, que implica o ato de leitura e o consumo de tais romances. O percurso estrutural e morfológico resultou em constatações abrangentes; assim, a necessidade da teoria como referência e suporte de pesquisa desembocou em considerações imbricadas na teoria do romance e na indústria cultural. Da teoria do romance faz-se uso de Bakhtin e Lukács; sobre a indústria cultural o trabalho respalda-se em Adorno e Garcia Canclini. Desses cruzamentos teóricos foi possível reconhecer, nas (in)variações e desvios da análise, a representatividade do corpus como norteador do processo analítico. Por essa razão, o trabalho seguiu em duas direções: a de uma análise descritiva e a de uma delimitação de possíveis usos do texto. Esse percurso permitiu uma série de questões em direção a duas concepções: a primeira, genealógica; a segunda, mercadológica. Dessa forma, a pesquisa partiu do corpus para uma compreensão de processos que o contextualizam histórico, social e culturalmente; ou seja, da leitura dos romances, para a sua origem, a problemática da indústria cultural e a da formação do leitor, com a proposta de articular uma reflexão que abarcasse origem, circuitos e textos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical288 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164447.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.