Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarilurdes Zaninipt_BR
dc.contributor.authorMatsuzawa, Inesa Nahomipt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:33:49Z-
dc.date.available2018-04-18T19:33:49Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4297-
dc.description.abstractCurrent qualitative research deals with the 2004 results collected from students of the Learning Aid Section in Portuguese Language of some government schools of Maringá, PR, Brazil. Learning Aid Section in Portuguese Language is a program created by the Education Department (SEED) for students of the fifth grade of the junior school, who have difficulties in reading and writing. Investigation analyzes the language concept of teachers and how it is practiced in daily terms and contexts. The theoretical bases on language underpinning the laws (4.024/61; 5692/71; 9394/96), included in the Directions and Bases of Education in Brazil, coupled to educational public policies in the state of Paraná between 1990 and 2003, are analyzed. Legal documents which make up the foundations of the document, the evaluation items, the reports on performance of students in the schools, the answers to open questions applied to teachers in the Learning Aid Section and the student's text productions were also analyzed. The teacher's profiles were related to those included in the SEED documents. In spite of the relative success of the program, the investigation's data and facts show two relevant aspects that need immediate action within the context of the SEED public policies, as an educational system and as a consequence of teacher practices: (1) the reevaluation of concepts and methodology with regard to literacy and reading-writing; (2) the revision of the pedagogical practice in the relationship teacher-student within the context of the teaching of Portuguese in the 5th grade of the junior school, and consequently, making available continuous training courses for the needs of the teachers involved.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSala de apoiopt_BR
dc.subjectRede Pública.pt_BR
dc.subjectLearning Aid Sectionen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectReadingen
dc.subjectWriting.en
dc.titleSala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa : uma análise crítica da atuação de alguns professores de Maringápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Neiva Maria Jung - UEM
dc.contributor.referee2Vanderci de Andrade Aguilera - UEL
dc.description.resumoEsta pesquisa, de cunho qualitativo, objetivou investigar os resultados obtidos em 2004, pelos alunos da Sala de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa, de algumas escolas estaduais de Maringá (PR). A Sala de Apoio é um Programa implantado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), para atender a alunos da 5ª série da rede pública com dificuldades na leitura e na escrita. A investigação analisa a concepção de linguagem dos professores e como esta se materializa nas práticas diárias. Para contextualizarmos, historicamente, a condição de produção desses professores, trouxe os pressupostos teóricos sobre linguagem subjacentes a cada Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil: Lei nº. 4.024/61, Lei nº. 5692/71 e Lei nº. 9394/96, bem como as políticas públicas instituídas na educação do Paraná, no período compreendido entre 1990 e 2003. Analisamos, ainda, os documentos legais que criaram o Programa, os itens do Parecer de avaliação, os relatórios de desempenho dos alunos registrados pelas escolas, as respostas às questões abertas aplicadas aos professores da Sala de Apoio e as produções textuais dos alunos. Procuramos correlacionar o real perfil dos professores com aqueles previstos nos documentos da SEED. Os dados e fatos da investigação, apesar do relativo sucesso do Programa, indicaram dois aspectos relevantes, que demandam ações nas políticas públicas da SEED, como sistema de educação, e com reflexo nas práticas docentes: primeiro, reavaliar os conceitos e a metodologia concernentes à alfabetização e ao letramento; segundo, rever a prática pedagógica estabelecida na relação professor-aluno, no ensino de Língua Portuguesa, na 5ª série do Ensino Fundamental, e viabilizar cursos de formação continuada que atendam às necessidades dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical209 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000165038.pdf4,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.