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Autor(es): Santos, Gersonita Elpídio dos
Orientador: Adalberto de Oliveira Souza
Título: Silêncio, sombra e solidão na poesia de Sérgio Rubens Sossélla
Banca: Maria Natália Ferreira Gomes Thimóteo - UNICENTRO
Banca: Frederico Augusto Garcia Fernandes - UEL
Palavras-chave: Poesia;Modernidade;Sérgio Rubens Sossélla;Brasil.;Poésie;Modernité;Sérgio Rubens Sossélla;BRazil.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O objetivo deste estudo é abordar os aspectos significativos presentes na poesia de Sérgio Rubens Sossélla, poeta paranaense contemporâneo, autor de vasta produção literária (quase 400 títulos), que utiliza, na maioria de seus poemas, raríssimos versos em cada página, registro fragmentário, pequenos parágrafos, observações, aforismos, diálogo com o mundo das artes, livros e poemas. O tema da pesquisa é analisar a poesia de Sossélla, em busca da caracterização de sua linguagem, partindo da antologia A Linguagem Prometida (2000), editada pela Imprensa Oficial do Paraná. Três esferas semânticas serão contempladas, constitutivas do universo poético de Sossélla: o silêncio, a sombra e a solidão. Em seguida, procurou-se destacar a contemporaneidade do autor, ao analisar o 3.º fragmento do livro A Nova Holanda (1989), escrito em prosa poética. Por fim, por meio de leitura analítica do poema volante Ninguém volta pra casa, apontar, de certa forma, o tema recorrente da poesia sosselleana: a morte. Pretende-se oferecer uma amostragem desse universo, sua obsessão pela arte, sua técnica e crítica e a poesia integrada na própria vida. As análises dos poemas selecionados foram feitas com base na crítica que aponta os elementos estruturais e as várias possibilidades de leitura da poesia moderna. O referencial teórico utilizado contribuiu para a leitura dessa produção tão diversificada. As obras Os cinco paradoxos da modernidade (1999), de Compagnon, bem como as reflexões propostas por Berman (1986); O estudo analítico do poema (1996), de Candido; As formas do silêncio: no movimento dos sentidos (2007), de Orlandi, entre outros, foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa. Espera-se com o estudo poder adentrar no labirinto da poesia de Sossélla e vislumbrar os efeitos dessa linguagem prometida, sem esgotar os recursos desse artesão de palavras, empenhado na tarefa de comunicar a difícil arte da poesia, marcada pelo silêncio, pela sombra e pela solidão.
Abstract: e but de cette étude est celui de faire l`approche des aspects significatifs présents dans la poésie de Sérgio Rubens Sossélla, un poète contemporain de l'État du Paraná, au Brésil. Un auteur de vastes productions littéraires (presque 400 titres) qui utilise, dans la plupart de ses poèmes, de rares vers dans chaque page, un registre fragmentaire, de petits paragraphes, des observations, des aphorismes, des dialogues avec le monde des arts, des livres et des poèmes. Le thème de la recherche est d`analyser la poésie de Sossélla, à la recherche de la caractérisation de son langage, en partant de l`anthologie A linguagem prometida (2000), édité par la Presse officielle du Paraná. Trois sphères sémantiques sont contemplées, elles constituent l`univers poétique de Sossélla: le silence, l`ombre et la solitude. Ensuite, on a cherché de détacher sa contemporanéité en analysant le 3e fragment du livre A nova Holanda (1989), écrit en prose poétique. Enfin, à travers la lecture analytique du poème volant "Ninguém volta para casa", indiquera, d`une certaine manière, le thème récurrent de la poésie de Sossélla, la mort. On a l`intention d´offrir un échantillon de cet univers, son obsession pour l`art, sa technique, sa critique et la poésie intégrée dans sa vie. Les analyses des poèmes sélectionnés ont comme base la critique qui effleure les éléments structuraux et les plusieurs possibilités de lecture de la poésie moderne. Pour cela les références théoriques utilisées ont été: Les cinq paradoxes de la modernité, d`Antoine Compagnon (1999), aussi que les réflexions proposées par Berman (1986); O estudo analítico do poema (1996) d`Antonio Candido; As formas do silêncio: no movimento dos sentidos (2007), d`Eni Orlandi, d`entre autres. Ces livres ont été fondamentaux pour le développement de la recherche. On attend avec cette étude pouvoir entrer dans le labyrinthe de la poésie de Sossélla, et soupçonner les effets de ce langage promis, sans épuiser les ressources de cet artisan de mots, consacré dans la tache de transmettre l`art difficile de la poésie, marquée par le silence, l`ombre et la solitude.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4298
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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