Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMirian Hisae Yaegashi Zapponept_BR
dc.contributor.authorContreras López, Gilda Teresapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:33:50Z-
dc.date.available2018-04-18T19:33:50Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4311-
dc.description.abstractLa investigación presentada en esta disertación ha tenido como objetivo general constatar de que modo un grupo de académicos de la Universidad Estadual de Maringá, que, por tanto pasaron por el proceso de escolarización básica, efectúan la lectura de um texto narrativo. Lo que nuestro trabajo se propone es conocer los niveles de literacidad literaria, a fin de establecer como ha sido la intervención de la escuela en el proceso de formación lectora de los sujetos de estudio. Los fundamentos teóricos se basaron em estudios sobre lectura, provenientes de algunos campos del saber, tales como la lingüística aplicada, la historia de la lectura y los estudios sobre literacidad, así como los principios de la crítica literaria. Tuvo como marco metodológico los principios de la investigación cualitativa con estudio exploratorio-descriptivo y estudio de caso. Basándonos en esos fundamentos, para tener acceso a la lectura de los sujetos, se formularon instrumentos de investigación y fueron analizados los resultados a partir de ellos.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectAcadêmicos ILG/UEMpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectSujeitos escolarizadospt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectLiteracidad literariaen
dc.subjectLectura literariaen
dc.subjectSujetos escolarizadosen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleUm estudo de caso : leitura de narrativa de acadêmicos do Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
dc.contributor.referee2Marta Silene Ferreira Barros - UEM
dc.contributor.referee3Regina Célia dos Santos Alves - UEL
dc.description.resumoA pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo geral verificar de que modo um grupo de acadêmicos de língua estrangeira da Universidade Estadual de Maringá, a saber, que se submeteram ao processo completo de escolarização básica, efetuam a leitura de um texto narrativo. O que nosso trabalho procura é conhecer os níveis de letramento literário de indivíduos que passaram pela escolarização, a fim de estabelecer como tem sido a intervenção da escola no processo de formação leitora desses sujeitos. Os pressupostos teóricos foram retirados de estudos sobre a leitura, oriundos de alguns campos do saber, tais como a lingüística aplicada, a literatura, e os estudos sobre letramento, bem como os princípios da critica literária. Teve como base metodológica os fundamentos da pesquisa qualitativa com estudo exploratório descritivo e estudo de caso. Com base nesses pressupostos, para acesso à leitura dos sujeitos, foram formulados instrumentos de pesquisa, bem como analisados os resultados a partir deles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical126 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166216.pdf457,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.