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dc.contributor.advisorPedro Luís Navarro Barbosapt_BR
dc.contributor.authorBonácio, Daianypt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:33:52Z-
dc.date.available2018-04-18T19:33:52Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4323-
dc.description.abstractWith the advent of the historical moment called post-modernism, the discursive relations among the subjects underwent transformations, such as identities in crisis because of the loss of the socially crystallized roles, feminism conquers, assaults of the capitalism that produces new discourse about identities. The constitution of the senses about a "new man" produces a new individual, who is worried about vanity, domestic tasks, children upbringing, as well as the image deconstruction of a sexist and patriarchal man present for so long at our society. Having studied this context of changes, this research analyzes discourse that produce senses about the called "new man" in the Brazilian contemporary media. The performing of the analysis was based on the following issues: which conditions of knowledge and power made possible the sprouting of these discourses about the man in the contemporary media? How the masculine subject's identities are currently constituted? Which is the role of media in this discursive production? Which effects of senses are produced in this identitary discursive production? In which way are the subjects placed in this discourse? The studies on Discourse Analysis about how the new man is being regarded by media and which conditions make these discourses possible are recent, and still need researches that try to understand this thematic. Thus, the relevance of this research consists of contributing with the existing discussions on the masculine identity displacement in the contemporaneous time, that, from steady and unified, passed to be discontinuous, fragmented, and unstable. The analysis and the considerations made during the development of this dissertation were based on relations between cultural studies, discursive production of the identity, arqueogenealogical method developed by Michel Foucault and its contributions for the discourse analysis that take media as inquiry field. This theory allowed the formation of an enunciative series concerning the subject as well as the understanding that new discourses on the man can be seen as a discursive event, from which other texts emerge, senses are retaken, dislocated, and interdicted, forming, thus, a "file" (FOUCAULT, 1972), that conducts an enunciability system that subjects the modern man.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHomempt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectIdentidade masculinapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectGênero masculinopt_BR
dc.subjectFormação identitáriapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscurso midiáticopt_BR
dc.subjectAnálise.pt_BR
dc.titleDiscurso, mídia e identidade masculina : quem é esse "novo" homempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
dc.contributor.referee2Roberto Leiser Baronas - UFSCar-SP
dc.description.resumoCom o advento do momento histórico denominado pós-modernismo, as relações discursivas entre os sujeitos passaram por transformações, tais como: identidades em crise por causa da perda dos papéis cristalizados socialmente, conquistas feministas, investidas do mercado capitalista que produzem novos discursos sobre as identidades. A constituição de sentidos sobre um "novo homem" produz um indivíduo preocupado com a vaidade, com os afazeres domésticos, com o cuidado com os filhos, assim como a desconstrução da imagem de homem machista e patriarcal vigente por tanto tempo em nossa sociedade. Tendo em vista esse contexto de mudanças, esta pesquisa analisa discursos que produzem sentidos sobre o chamado "novo homem" na mídia brasileira contemporânea. A realização das análises pautaram-se nas seguintes questões: quais as condições de saber e poder possibilitaram o surgimento desses discursos sobre o homem na mídia contemporânea? Como as identidades do sujeito masculino são constituídas atualmente? Qual o papel da mídia nessa produção discursiva? Quais efeitos de sentidos são produzidos nessa produção discursiva identitária? De que modo os sujeitos são posicionados nesse discurso? Os estudos em Análise do Discurso sobre o modo como o novo homem vem sendo discursivizado pela mídia e quais as condições que possibilitam esses discursos são recentes, necessitando ainda de pesquisas que busquem compreender essa temática. Nesse sentido, a relevância desta pesquisa consiste em contribuir com as discussões existentes sobre o deslocamento da identidade masculina na contemporaneidade, que, de estável e unificada, passou a ser descontínua, fragmentada e instável. As análises e considerações feitas durante o desenvolvimento desta dissertação pautaram-se em relações entre os estudos culturais, a produção discursiva da identidade, o método arqueogenealógico desenvolvido por Michel Foucault e as contribuições dele para a análise de discursos que tomam a mídia como campo de investigação. Esse aporte teórico permitiu a formação de uma série enunciativa acerca do tema, bem como a compreensão de que os novos discursos sobre o homem podem ser vistos como um acontecimento discursivo, a partir do qual outros textos surgem, sentidos são retomados, deslocados e interditados, formando, assim, um "arquivo" (FOUCAULT, 1972), que rege um sistema de enunciabilidade que subjetiva o homem moderno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical157 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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