Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAparecida de Fatima Perespt_BR
dc.contributor.authorBassiga, Leliane Fossaluzapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:46:58Z-
dc.date.available2018-04-18T19:46:58Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4335-
dc.description.abstractThe development of reading practice always causes uneasiness in the daily work of teachers. With regard to the Prova Brasil, this concern becomes more evident, because the student will be submitted to an evaluation which aims to diagnose their reading competence. Bearing in mind that, for the achievement of the evaluation said, there is a work in the classroom emphasizing the reading, it arises the questioning about how the reading has been explored in the questions of Prova Brasil and if these questions can help in the formation of a proficient reader. The present work analyzes the descriptors of the questions presented by the Caderno PDE (BRASIL, 2011), as a model for Prova Brasil from 5th grade of primary school, with regard to the treatment gave the reading. To the theoretical basis, this research was based on authors as Leffa (1996), Menegassi (1995), Geraldi (1997), Kleiman (2013) and Sole (1998), according to them, a proficient reader can be considered that one who is able to use various reading strategies to assist the process of understanding and interpretation of a text. Therefore, this work is guided in the interactional reading concept in their cognitive aspects. For the questions analysis, this research it is supported in the qualitative-interpretative methodology, since it analyses and explains the questions which involve the descriptors of Prova Brasil, in order to develop a work proposal with reading. With this analysis, we seek to ascertain whether the descriptors presented in the evaluation are in harmony with the questions that appeared in the guidelines for the Prova Brasil, in addition to raise the basic requirements for the formation of a proficient reader and analyze the justifications put forward by Caderno PDE (BRASIL, 2011) for the mistakes and successes of the students in the questions presented by the document. It was proved that some of the questions presented, with regard to the statements, are in disharmony with the skills provided by descriptors. For this reason, this research also presents a work suggestion from the reading strategies proposed by Sole (1998) and by Kleiman (2013), in order to propitiate a reading work more coherent with descriptors from Prova Brasil.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégias de leitura, Descritores da prova Brasilpt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectReading strategiesen
dc.subjectProva Brasil descriptorsen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleProva Brasil : a leitura em contexto de avaliação - análise e propostaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento da prática da leitura sempre provoca inquietação no trabalho diário dos professores. No que diz respeito a Prova Brasil, essa preocupação se torna mais evidente, pois o aluno se submeterá a uma avaliação que objetiva diagnosticar sua competência leitora. Tendo em vista que, para a realização da referida prova, ha um trabalho em sala de aula enfatizando a leitura, surge o questionamento acerca de como a leitura esta sendo explorada nas questões da Prova Brasil e se essas questões conseguem ajudar na formação de um leitor proficiente. No presente estudo, analisam-se os descritores das questões apresentadas pelo Caderno PDE (BRASIL, 2011), como modelo para a Prova Brasil do 5° ano do Ensino Fundamental, com relação ao tratamento dado a leitura. Para a fundamentação teórica, esta pesquisa se fundamentou em autores como Leffa (1996), Menegassi (1995), Geraldi (1997), Kleiman (2013) e Sole (1998), para os quais, um leitor proficiente pode ser considerado aquele que consegue utilizar varias estratégias de leitura que o auxiliem no processo de compreensão e interpretação de um texto. Portanto este trabalho se pauta na concepção interacional de leitura em seus aspectos cognitivos. Para a análise das questões, esta pesquisa ampara-se na metodologia qualitativo-interpretativa, pois analisa e interpreta as questões que envolvem os descritores da Prova Brasil, para elaborar uma proposta de trabalho com a leitura. Com essa analise, busca-se averiguar se os descritores apresentados para tal avaliação estão em harmonia com as questões que se apresentam nas diretrizes para a Prova Brasil, além de levantar as prescrições fundamentais para a formação de um leitor proficiente e analisar as justificativas expostas pelo Caderno PDE (BRASIL, 2011) para os erros e os acertos dos alunos nas questões apresentadas pelo documento. Constatou-se que algumas das questões apresentadas, no que se refere aos enunciados, estão em desarmonia com as habilidades previstas pelos descritores. Por essa razão, esta pesquisa também apresenta uma sugestão de trabalho a partir de estratégias de leitura propostas por Sole (1998) e por Kleiman (2013), a fim tentar propiciar um trabalho de leitura mais coerente com os descritores da Prova Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical106 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000220581.pdf5,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.