Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4336
Autor(es): Rocha, Édila Regina da Silva
Orientador: Cláudia Valéria Doná Hila
Título: O gênero resumo de texto no livro didático do nono ano : análise e proposta de intervenção
Título(s) alternativo(s): The genre text summary in the ninth year textbook : analysis ans suggestion for intervention
Banca: Aparecida de Fátima Peres - UEM
Banca: Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - UENP
Palavras-chave: Linguística aplicada;Gênero discursivo;Resumo escolar;Proposta de intervenção;Brasil.;Discursive genre;Classroom summary;Interventon proposal;Brazil
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta pesquisa tem como temática o ensino de gêneros discursivos na sala de aula do ensino fundamental ll e aborda de forma especifica a produção do resumo em aulas de língua portuguesa, dentro da concepção de linguagem como forma de interação, no âmbito da Linguística Ap içada. O gênero resumo escolar, apesar de ser bastante usado e conhecido dos professores na educação básica, tem se mostrado um dos mais difíceis de se escrever, tendo em vista o fraco desempenho dos alunos na sua produção, seja na educação básica ou nos exames vestibulares. Alem disso, o uso desse gênero na sala de aula por professores das mais variadas disciplinas escolares também se mostra bastante confuso e incoerente (Machado, 2007). O objetivo principal desta dissertação decorrente de uma pesquisa de mestrado do Profletras é apresentar uma proposta de intervenção, por meio de uma sequência didática, do gênero resumo escolar para a disciplina de Historia, do 9° ano, de uma escola publica do noroeste do Paraná. Como objetivos específicos: 1°) elaborar uma síntese teórica que possa ser utilizada por professores de diversas disciplinas (Historia, Geografia, Ciências, etc.); 2°) discutir a concepção de resumo de alunos do 93 ano; e 3°) caracterizar as estratégias de sumarização utilizadas pelos alunos. O referencial teórico ancora-se no lnteracionismo Social (BAKHTlN; VOLOSHINOV, 1992; BAKHTIN, 1997) e no lnteracionismo Sociodiscursivo, especialmente nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (1998); Machado (2007), dentre outros. Os resultados evidenciaram que a produção de um bom resumo passa pelo reconhecimento da pratica da leitura de suas condições de produção, conteúdo temático, estrutura composicional, marcas Iinguístico-discursivas, estratégias de sumarização, escolha do gênero discursivo que servirá como texto-fonte do resumo, mas também passa pelo trabalho interdisciplinar e de mediação dos professores de língua portuguesa.
Abstract: The theme of current research deals with the teaching of discursive genres in Fundamental Teaching ll and specifically copes with the production of summaries in the Portuguese Language classroom within the concept of language as a form of interaction in the context of Applied Linguistics. Although known and widely employed by teachers of Basic Education, the genre "summary" proves to be one of the most difficult to write. In fact, students, ranging from Basic Education to the Entrance Exams for admittance to higher education, have a low performance in its production. Further, the use of the genre in the classroom by teachers of different disciplines proves to be highly confusing and incoherent (Machado, 2007)-The main aim of current dissertation, derived from a Profletras Master's research, is to forward an intervention proposal on the genre "summary", through a didactic sequence, for the 9th year History class in a government-run school in the northwestern region of the state of Parana, Brazil. Current research's specific aims are: (1) prepare a theoretical synthesis that may be employed by teachers of several disciplines (History, Geography, Sciences and others); (2) discuss the idea of summary with 9th year students; (3) characterize the strategies for writing a summary. The theory is foregrounded on Social Interaction (BAKHTlN; VOLOSHINOV, 1992; BAKHTIN, 1997) and on Socio-discursive Interaction, with special reference to research by Dolz and Schneuwly (1998), Machado (2007) and others. Results show that the production of a good summary is the resultof reading practice of production conditions, theme, composition structure, linguistic-discursive markers, summarization strategies, and selection of the discursive genre which will be the summary's source text. It is also the result of interdisciplinary effort and the mediation of teachers of Portuguese.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4336
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000220582.pdf28,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.