Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCláudia Valéria Doná Hilapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Édila Regina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:46:58Z-
dc.date.available2018-04-18T19:46:58Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4336-
dc.description.abstractThe theme of current research deals with the teaching of discursive genres in Fundamental Teaching ll and specifically copes with the production of summaries in the Portuguese Language classroom within the concept of language as a form of interaction in the context of Applied Linguistics. Although known and widely employed by teachers of Basic Education, the genre "summary" proves to be one of the most difficult to write. In fact, students, ranging from Basic Education to the Entrance Exams for admittance to higher education, have a low performance in its production. Further, the use of the genre in the classroom by teachers of different disciplines proves to be highly confusing and incoherent (Machado, 2007)-The main aim of current dissertation, derived from a Profletras Master's research, is to forward an intervention proposal on the genre "summary", through a didactic sequence, for the 9th year History class in a government-run school in the northwestern region of the state of Parana, Brazil. Current research's specific aims are: (1) prepare a theoretical synthesis that may be employed by teachers of several disciplines (History, Geography, Sciences and others); (2) discuss the idea of summary with 9th year students; (3) characterize the strategies for writing a summary. The theory is foregrounded on Social Interaction (BAKHTlN; VOLOSHINOV, 1992; BAKHTIN, 1997) and on Socio-discursive Interaction, with special reference to research by Dolz and Schneuwly (1998), Machado (2007) and others. Results show that the production of a good summary is the resultof reading practice of production conditions, theme, composition structure, linguistic-discursive markers, summarization strategies, and selection of the discursive genre which will be the summary's source text. It is also the result of interdisciplinary effort and the mediation of teachers of Portuguese.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectResumo escolarpt_BR
dc.subjectProposta de intervençãopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectDiscursive genreen
dc.subjectClassroom summaryen
dc.subjectInterventon proposalen
dc.subjectBrazilen
dc.titleO gênero resumo de texto no livro didático do nono ano : análise e proposta de intervençãopt_BR
dc.title.alternativeThe genre text summary in the ninth year textbook : analysis ans suggestion for interventionen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Aparecida de Fátima Peres - UEM-
dc.contributor.referee2Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - UENP-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como temática o ensino de gêneros discursivos na sala de aula do ensino fundamental ll e aborda de forma especifica a produção do resumo em aulas de língua portuguesa, dentro da concepção de linguagem como forma de interação, no âmbito da Linguística Ap içada. O gênero resumo escolar, apesar de ser bastante usado e conhecido dos professores na educação básica, tem se mostrado um dos mais difíceis de se escrever, tendo em vista o fraco desempenho dos alunos na sua produção, seja na educação básica ou nos exames vestibulares. Alem disso, o uso desse gênero na sala de aula por professores das mais variadas disciplinas escolares também se mostra bastante confuso e incoerente (Machado, 2007). O objetivo principal desta dissertação decorrente de uma pesquisa de mestrado do Profletras é apresentar uma proposta de intervenção, por meio de uma sequência didática, do gênero resumo escolar para a disciplina de Historia, do 9° ano, de uma escola publica do noroeste do Paraná. Como objetivos específicos: 1°) elaborar uma síntese teórica que possa ser utilizada por professores de diversas disciplinas (Historia, Geografia, Ciências, etc.); 2°) discutir a concepção de resumo de alunos do 93 ano; e 3°) caracterizar as estratégias de sumarização utilizadas pelos alunos. O referencial teórico ancora-se no lnteracionismo Social (BAKHTlN; VOLOSHINOV, 1992; BAKHTIN, 1997) e no lnteracionismo Sociodiscursivo, especialmente nos trabalhos de Dolz e Schneuwly (1998); Machado (2007), dentre outros. Os resultados evidenciaram que a produção de um bom resumo passa pelo reconhecimento da pratica da leitura de suas condições de produção, conteúdo temático, estrutura composicional, marcas Iinguístico-discursivas, estratégias de sumarização, escolha do gênero discursivo que servirá como texto-fonte do resumo, mas também passa pelo trabalho interdisciplinar e de mediação dos professores de língua portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical176 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000220582.pdf28,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.