Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4339
Autor(es): Volponi, Margaret de Lourdes
Orientador: Pedro Luis Navarro Barbosa
Título: Gênero textual autobiografia em aulas de língua portuguesa na EJA : uma perspectiva de aprendizagem na terceira idade
Banca: Dulce Elena Coelho Barros - UEM
Banca: Margarida da Silveira Corsi - UEM
Palavras-chave: Lingüística aplicada;Leitura;Produção de texto;Educação de Jovens e Adultos (EJA);Terceira idade;Seqüência didática;Ensino fundamental;Proposta metodológica;Ensino-aprendizagem;Brasil.;Youth ande adult education;Elderly people;Teaching and learning process;Brazil.
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Na educação pública do Brasil há uma grande lacuna em relação ao material didático: a Educação de Jovens e Adultos é negligenciada e desvalorizada pelo Poder Público, e para a terceira idade, praticamente inexiste renovação pedagógica, até porque o material específico é inadequado. Assim, verifica-se uma grande carência de ferramentas exclusivas para o ensino/aprendizagem desse público. Em vista do exposto, a presente pesquisa desenvolve uma proposta de produção de material didático destinado a professores de Língua Portuguesa, para trabalharem o gênero textual autobiografia com alunos da terceira idade da Educação de Jovens e Adultos (doravante, EJA). A pesquisa para respaldar as reflexões esta fundamentada principalmente na revisão da literatura específica. Primeiramente, baseou-se em três pontos específicos: 1- os estudos se constituíram de atividades de análises apropriadas de textos selecionados, os quais serviram de subsídio para o suporte teórico, em que a oralidade, a leitura e a produção de textos se fundamentam nas teorias que norteiam a enunciação, o dialogismo e a interação pela linguagem em conformidade com a visão de Bakntin (1992/2003); 2- a proposta da Secretaria de Educação (1999) vinculada aos PCNs - 2008 (Parâmetros Curriculares Nacionais); e 3- a pesquisa baseou-se em textos de autores conceituados - como Geraldi (2003), Bakhtin (1992/2003) e Brandão (2003). Num segundo momento analisou-se o material pedagógico usado no CEEBJA de Sarandi com os alunos do Ensino Fundamental- fase ll, e em seguida, desenvolveu-se uma sequência didática como estratégia norteadora de práticas pedagógicas para um ensino de língua mais condizente com a dinâmica social da EJA. Espera-se, com o desenvolvimento deste trabalho, dar suporte ao professor de Língua Portuguesa quando da aplicação do gênero autobiografia, bem como instrumentalizar alunos da terceira idade para escreverem sua própria história, e assim, abrir caminhos capazes de contribuir para a efetivação da aprendizagem desta faixa etária.
Abstract: In Brazilian public education there is a major gap related to teaching resources: Youth and Adults Education is forgotten and undervalued by the public policies, and there are no traces of teaching changes including appropriate and specific resources aimed at elderly education. This shows a great lack of exclusive tools for the teaching and learning regarding these groups. Bearing in mind the statement above, this research develops a proposal for the production of teaching resources aimed at Portuguese language teachers, so they can use the text genre autobiography with elderly students of the Youth and Adult Education (EJA, from now on). In order to support the reflections for this research, it is based mainly on the review of its specific literature. Firstly, it was based in three main points: 1 -the research was made up of appropriate selected texts analysis, which provided the theoretical approach, in which storytelling, reading and writing are based on theories which address enunciation, dialogism and the interaction through language, according to Bakhtin's view (1992/2003); 2- the proposal of the State Bureau of Education (1999) is bound to the PCNs - 2008 (Brazilian Curricular Parameters); and 3- the research is based on texts of renowned authors such as Geraldi (2003), Bakhtin (1992/2003) and Brandão (2003). At a second moment, the teaching resources used at a State Center of Basic Education for Youth and Adults (CEEBJA) in the city of Sarandi, with students of basic education - second stage, are analyzed and, following, a teaching sequence was developed as a guiding strategy for teaching practices to attain a language teaching more suitable to the social dynamics of EJA. The development of this research aims at providing the Portuguese language teachers tools to work the genre autobiography, as well as creating tools for elderly students to write down their own history. This way, it contributes for the effectiveness of the learning process to thisgroup.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4339
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000221633.pdf12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.