Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedro Luis Navarro Barbosapt_BR
dc.contributor.authorVolponi, Margaret de Lourdespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T19:46:58Z-
dc.date.available2018-04-18T19:46:58Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4339-
dc.description.abstractIn Brazilian public education there is a major gap related to teaching resources: Youth and Adults Education is forgotten and undervalued by the public policies, and there are no traces of teaching changes including appropriate and specific resources aimed at elderly education. This shows a great lack of exclusive tools for the teaching and learning regarding these groups. Bearing in mind the statement above, this research develops a proposal for the production of teaching resources aimed at Portuguese language teachers, so they can use the text genre autobiography with elderly students of the Youth and Adult Education (EJA, from now on). In order to support the reflections for this research, it is based mainly on the review of its specific literature. Firstly, it was based in three main points: 1 -the research was made up of appropriate selected texts analysis, which provided the theoretical approach, in which storytelling, reading and writing are based on theories which address enunciation, dialogism and the interaction through language, according to Bakhtin's view (1992/2003); 2- the proposal of the State Bureau of Education (1999) is bound to the PCNs - 2008 (Brazilian Curricular Parameters); and 3- the research is based on texts of renowned authors such as Geraldi (2003), Bakhtin (1992/2003) and Brandão (2003). At a second moment, the teaching resources used at a State Center of Basic Education for Youth and Adults (CEEBJA) in the city of Sarandi, with students of basic education - second stage, are analyzed and, following, a teaching sequence was developed as a guiding strategy for teaching practices to attain a language teaching more suitable to the social dynamics of EJA. The development of this research aims at providing the Portuguese language teachers tools to work the genre autobiography, as well as creating tools for elderly students to write down their own history. This way, it contributes for the effectiveness of the learning process to thisgroup.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLingüística aplicadapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectTerceira idadept_BR
dc.subjectSeqüência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProposta metodológicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectYouth ande adult educationen
dc.subjectElderly peopleen
dc.subjectTeaching and learning processen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleGênero textual autobiografia em aulas de língua portuguesa na EJA : uma perspectiva de aprendizagem na terceira idadept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Dulce Elena Coelho Barros - UEM-
dc.contributor.referee2Margarida da Silveira Corsi - UEM-
dc.description.resumoNa educação pública do Brasil há uma grande lacuna em relação ao material didático: a Educação de Jovens e Adultos é negligenciada e desvalorizada pelo Poder Público, e para a terceira idade, praticamente inexiste renovação pedagógica, até porque o material específico é inadequado. Assim, verifica-se uma grande carência de ferramentas exclusivas para o ensino/aprendizagem desse público. Em vista do exposto, a presente pesquisa desenvolve uma proposta de produção de material didático destinado a professores de Língua Portuguesa, para trabalharem o gênero textual autobiografia com alunos da terceira idade da Educação de Jovens e Adultos (doravante, EJA). A pesquisa para respaldar as reflexões esta fundamentada principalmente na revisão da literatura específica. Primeiramente, baseou-se em três pontos específicos: 1- os estudos se constituíram de atividades de análises apropriadas de textos selecionados, os quais serviram de subsídio para o suporte teórico, em que a oralidade, a leitura e a produção de textos se fundamentam nas teorias que norteiam a enunciação, o dialogismo e a interação pela linguagem em conformidade com a visão de Bakntin (1992/2003); 2- a proposta da Secretaria de Educação (1999) vinculada aos PCNs - 2008 (Parâmetros Curriculares Nacionais); e 3- a pesquisa baseou-se em textos de autores conceituados - como Geraldi (2003), Bakhtin (1992/2003) e Brandão (2003). Num segundo momento analisou-se o material pedagógico usado no CEEBJA de Sarandi com os alunos do Ensino Fundamental- fase ll, e em seguida, desenvolveu-se uma sequência didática como estratégia norteadora de práticas pedagógicas para um ensino de língua mais condizente com a dinâmica social da EJA. Espera-se, com o desenvolvimento deste trabalho, dar suporte ao professor de Língua Portuguesa quando da aplicação do gênero autobiografia, bem como instrumentalizar alunos da terceira idade para escreverem sua própria história, e assim, abrir caminhos capazes de contribuir para a efetivação da aprendizagem desta faixa etária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical158 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Letraspt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000221633.pdf12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.