Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorValdeni Soliani Francopt_BR
dc.contributor.authorCarli, Francielli Aparecida Rocha dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:44Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:44Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4368-
dc.description.abstractIn the end of 2006, the Government of Parana State included on the State's Curricular Guidelines (DCEs) a new mathematics content: Topics of Non-Euclidean Geometry. Projects developed by the State University of Maringa (UEM) and the Regional Education Centers (NRE) aimed to train teachers of Public Schools to understand and work with these contents in the classroom through Continuing Education Courses. Thinking about the uneasiness of University professors who taught these courses and toward the difficulties presented by the course participants and because some of these difficulties seemed to be recurrent in different classes, the author had the intention to search: "What are the difficulties presented by those teachers when they study the Non-Euclidean Geometries?" At first, it was considered that these difficulties permeate specific knowledge of non- euclidean geometries, however, during the analyzes - which were based on the ?Content analysis? theory proposed by Bardin (1977) - other difficulties related to Euclidean Geometry knowledge were detected. According to the information above, this paper presents the difficulties related to Euclidean and Non-Euclidean Geometry shown during a training course.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria não Euclidianapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEuclidean geometry does noten
dc.subjectTeachersen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA aprendizagem de geometrias não Euclidianas : um estudo realizado com professores da rede pública de ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Arlete de Jesus Brito - UNESP
dc.contributor.referee2Rui Marcos de OLiveira Barros - UEM
dc.description.resumoNo final de 2006, o Governo do Estado do Paraná incluiu nas Diretrizes Curriculares do Estado (DCEs) um novo conteúdo de matemática: Tópicos de Geometrias Não Euclidianas. Projetos desenvolvidos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com os Núcleos Regionais de Ensino (NRE), tiveram como objetivo capacitar professores da Rede Pública de Ensino, por meio de Cursos de Formação Continuada, a compreender e trabalhar tais conteúdos em sala de aula. Tendo em vista a inquietação de alguns professores universitários que ministraram esses cursos, diante das dificuldades apresentadas pelos cursistas e da impressão de que algumas das dificuldades demonstradas pareciam ser reincidentes, apresentando-se nas diferentes turmas, surgiu a intenção, por parte da autora em pesquisar: "Que dificuldades os professores apresentam quando se dispõem a estudar as Geometrias não Euclidianas"? Considerou-se a princípio que as dificuldades permeavam conhecimentos específicos de geometrias não euclidianas; no entanto, com o desenvolver das análises ? que tiveram como base norteadora a teoria ?análise de conteúdo? segundo Bardin (1977) - outras dificuldades foram detectadas, as quais se relacionavam ao conhecimento de Geometria Euclidiana. Diante do exposto, este trabalho apresenta as dificuldades relacionadas à Geometria Euclidiana e as Não Euclidianas manifestadas durante um curso de capacitação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical145 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000204787.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.