Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4369
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarcos Cesar Danhoni Nevespt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Fabiana Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:44Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:44Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4369-
dc.description.abstractSince the original role of Science Fiction is treating Science in a playful way through the use of language based on the writer's intuition and common sense, current analysis surveys the genre's main literary works. Current research investigates whether science fiction is present within the classroom and tries to find out the opinion of teachers and pupils, the protagonists of the senior high senior, with regard to the production of verbal and visual fiction and to the possibilities of non-formal strategies in the teaching of Physics. Mistakes and conceptual solutions of certain literary work of Science Fiction genre are also analyzed. Whereas three questionnaires, one for teachers and the two for students, are undertaken, analysis is foregrounded on Bardin's Content Analysis. Science Fiction Classics such as Jules Verne's "From the Earth to the Moon" and "Voyage around the Moon", books and films, such as "2001, Space odyssey" by Arthur Clarke/Stanley Kubrick and "2010, the year we will make contact" by Arthur Clarke/Peter Hyams), the "Star wars" by George Lucas and "Star Trek" by Gene Rondonderry series are analyzed to find out images on Physics underlying intuition shared by school culture and by common sense towards a parameter between reality and fiction. Our concern for new teaching possibilities in the improvement of education increases as research develops. In fact, Science Fiction is a great help to understand that a great gap still exists with regard to our known school fiction.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEstratégias informais de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e estudopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilmespt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectScience Fictionen
dc.subjectTeaching of physicsen
dc.subjectInformal strategies in teachingen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Polônia Altoé Fusinato - UEM
dc.contributor.referee2Álvaro Leonardi Ayala Filho - UFPel
dc.description.resumoLevando em consideração que o papel original da ficção científica é brincar com a Ciência, a partir de uma linguagem baseada na intuição e no senso comum de cada escritor, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das principais obras do gênero: a fim de investigar a presença ou ausência da ficção científica em sala de aula, e de levantar a opinião que professores e alunos, protagonistas do cenário escolar de nível médio, têm a respeito da produção de ficção verbo-visual e também em relação à possibilidade de estratégias de não formais no ensino da Física. Verificou-se também, os erros e acertos conceituais de algumas obras do gênero. Para atingir esses objetivos foram utilizados três questionários: um para os professores e outros dois para os alunos. A análise foi feita a partir da "Análise de Conteúdo" de Bardin. Alguns clássicos de divulgação científica como os romances "Da Terra à Lua" e "Viagem ao redor da Lua" (Júlio Verne), os livros e os filmes "2001, uma odisséia no espaço" (Arthur Clarke/Stanley Kubrick) e "2010, O ano que faremos contato" (Arthur Clarke/Peter Hyams), e as séries "Star wars" (George Lucas) e "Star trek" (Gene Rondonderry), foram contemplados no presente trabalho, com intuito de encontrar, imagens sobre física subjacentes à intuição partilhada pela cultura escolar e pelo senso comum para encontrar um parâmetro entre a realidade e a ficção. Nossa ansiedade em busca de novas possibilidades de ensino para uma educação melhor só aumentou depois dessa pesquisa, a ficção científica nos ajudou a compreender que ainda há uma grande lacuna em relação a nossa conhecida ficção escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical87 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166255.pdf528,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.