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Autor(es): Pavan, Luciane Regina
Orientador: Clélia Maria Ignatius Nogueira
Título: A mobilização das idéias básicas do conceito de função por crianças da 4ª série do ensino fundamental em situações-problema de estruturas aditivas e/ou multiplicativas
Banca: Lilian Akemi Kato - UEM
Banca: Saddo Ag. Almouloud - PUC
Banca: Valdeni Soliani Franco - UEM
Palavras-chave: Educação matemática;Séries iniciais Teoria dos campos conceituais;Função e ensino;Ensino fundamental;Estruturas aditivas e multiplicativas;Brasil.;Mathematics education;Conceptual fields theory;Function;Elementary school;Initial Series;Brazil.
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A pesquisa realizada teve como objetivo investigar se crianças da 4ª série do Ensino Fundamental reconhecem e mobilizam elementos do Campo Conceitual de Função (como variável, dependência, correspondência, regularidade e generalização) na resolução de situações-problema de estruturas aditiva e/ou multiplicativa. O principal referencial teórico é a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. A metodologia de pesquisa adotada é o Método Clínico Piagetiano tendo como instrumento diferentes situações-problema do campo conceitual aditivo e do campo conceitual multiplicativo envolvendo ideias básicas do conceito de função. Na análise dos resultados pudemos constatar os diversos esquemas utilizados pelas crianças na resolução das situações-problema e ainda identificar possíveis teoremas-em-ação investigados a partir das manifestações orais ou gestuais das crianças e pelo registro nas situações-problema. Os resultados comprovaram que os sujeitos da pesquisa reconhecem e mobilizam, ainda que de modo intuitivo, esses elementos indicando que as ideias básicas envolvidas no conceito de função podem e devem ser trabalhadas já na primeira fase do Ensino Fundamental, para, posteriormente, serem promovidas ampliações do campo conceitual.
Abstract: The research has as the goal to investigate whether children in the 4th grade of elementary school recognize and mobilize elements of the Field Conceptual Function (such as variable, dependence, correspondence, regularity and generalization) in resolving problem-situations of additive and / or multiplicative structures. The main approach is based on the Theory of Conceptual Fields, by Gerard Vergnaud. The research methodology adopted was the Piagetian Clinical Method having as tool different situation-problems of the additive and multiplicative conceptual field involving basic ideas of the concept of function. Analyzing the results we have seen various schemes used by children in the resolution of situation-problems and identify possible theorems-in-action investigated from oral or gestural manifestation of children and by the record in situation-problems. Results showed that the subjects of this research recognize and mobilize, even intuitively; these elements indicate that the basic ideas involved in the concept of function can and should be worked on the first stage of basic education, to be promoted, later, extensions of the conceptual field.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4378
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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