Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorClélia Maria Ignatius Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorPavan, Luciane Reginapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:45Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4378-
dc.description.abstractThe research has as the goal to investigate whether children in the 4th grade of elementary school recognize and mobilize elements of the Field Conceptual Function (such as variable, dependence, correspondence, regularity and generalization) in resolving problem-situations of additive and / or multiplicative structures. The main approach is based on the Theory of Conceptual Fields, by Gerard Vergnaud. The research methodology adopted was the Piagetian Clinical Method having as tool different situation-problems of the additive and multiplicative conceptual field involving basic ideas of the concept of function. Analyzing the results we have seen various schemes used by children in the resolution of situation-problems and identify possible theorems-in-action investigated from oral or gestural manifestation of children and by the record in situation-problems. Results showed that the subjects of this research recognize and mobilize, even intuitively; these elements indicate that the basic ideas involved in the concept of function can and should be worked on the first stage of basic education, to be promoted, later, extensions of the conceptual field.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectSéries iniciais Teoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectFunção e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstruturas aditivas e multiplicativaspt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectConceptual fields theoryen
dc.subjectFunctionen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectInitial Seriesen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA mobilização das idéias básicas do conceito de função por crianças da 4ª série do ensino fundamental em situações-problema de estruturas aditivas e/ou multiplicativaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Lilian Akemi Kato - UEM
dc.contributor.referee2Saddo Ag. Almouloud - PUC
dc.contributor.referee3Valdeni Soliani Franco - UEM
dc.description.resumoA pesquisa realizada teve como objetivo investigar se crianças da 4ª série do Ensino Fundamental reconhecem e mobilizam elementos do Campo Conceitual de Função (como variável, dependência, correspondência, regularidade e generalização) na resolução de situações-problema de estruturas aditiva e/ou multiplicativa. O principal referencial teórico é a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. A metodologia de pesquisa adotada é o Método Clínico Piagetiano tendo como instrumento diferentes situações-problema do campo conceitual aditivo e do campo conceitual multiplicativo envolvendo ideias básicas do conceito de função. Na análise dos resultados pudemos constatar os diversos esquemas utilizados pelas crianças na resolução das situações-problema e ainda identificar possíveis teoremas-em-ação investigados a partir das manifestações orais ou gestuais das crianças e pelo registro nas situações-problema. Os resultados comprovaram que os sujeitos da pesquisa reconhecem e mobilizam, ainda que de modo intuitivo, esses elementos indicando que as ideias básicas envolvidas no conceito de função podem e devem ser trabalhadas já na primeira fase do Ensino Fundamental, para, posteriormente, serem promovidas ampliações do campo conceitual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical194 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Appears in Collections:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000180966.pdf2,74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.