Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuzia Marta Bellinipt_BR
dc.contributor.authorKawazoe, Elisabete Favorettopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:45Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4379-
dc.description.abstractThe current essay presents a study on 3rd grade high school students' argumentative due forms when having Physics classes, after having read about the theme Electrical Energy by means of texts of science history and practical activities involving the subject, energetic sources and its environmental implications. Methodologically, it was used a qualitative approach. We established our studies on Chaim Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), George Lakoff and Mark Johnson (2002), Oliver Reboul (2004), Philiipe Breton (2003) and Martin Bauer and George Gaskell (2002). We analysed: a) the rethorical resources of Dufay and Franklin's historical texts to measure the range of their argumentation referring to communication of the theme electricity; we examined the present rhetorical illustrations on the teacher and students' argumentation in the established argumentative dynamic among them after their reading of Dufay and Franklin's texts ; c) the practical activities which were recorded on 30 July 2008 and 12 August 2008, for the matter of persuasive and cognitive implications related to the analysed phenomena. We obtained the following results: a) The students participated actively of the developed practices and elaborated explanations about the studied phenomena; b) the enlargement of the power of arguing, countering, criticize and reflect about different views.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Físicapt_BR
dc.subjectFísica - Ensino médio - Argumentaçãopt_BR
dc.subjectFísica - História das ciênciaspt_BR
dc.subjectFísica - Figuras de retóricapt_BR
dc.titleA argumentação de alunos de ensino médio em aula de Física: o tema energia elétrica e fontes de energiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Agustina Rosa Echeverría - UFG-
dc.contributor.referee2Polonia Altoé Fusinato - UEM-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um estudo sobre as formas argumentativas de alunos da 3ª série do Ensino Médio em aulas de física, após leitura a respeito do tema Energia Elétrica, mediante textos da história das ciências e atividades práticas, envolvendo o assunto às fontes energéticas e suas implicações ambientais. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa. Fundamentado nos estudos de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), George Lakoff e Mark Johnson (2002), Oliver Reboul (2004), Phillipe Breton (2003) e Martin Bauer e George Gaskell (2002). Analisamos: a) os recursos retóricos de textos históricos de Dufay e Franklin para conhecer o alcance de seus argumentos na comunicação do tema eletricidade; b) examinamos as figuras de retórica, presentes nos argumentos da professora e dos alunos, na dinâmica argumentativa estabelecida entre a professora e os alunos, após a leitura dos textos de Dufay e Franklin; c) as atividades práticas, em duas aulas gravadas nos dias 30 de julho de 2008 e 12 de agosto de 2008, quanto às suas implicações persuasivas e cognitivas na apreensão dos fenômenos estudados. Como resultados obtivemos: a) os alunos participaram ativamente das práticas desenvolvidas e elaboraram explicações sobre os fenômenos estudados; b)ampliação da capacidade de argumentar, contra-argumentar, criticar e refletir sobre as diferentes opiniões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical106 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000182434.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.