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dc.contributor.advisorLilian Akemi Katopt_BR
dc.contributor.authorGalvani, Ingridi Rodrigues Charalpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:45Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4380-
dc.description.abstractThis research aims to identify attitudes of students in the development of Mathematical Modeling activities that are concerned with the autonomy characteristics according to Paulo Freire. To support this research used as a methodology to action-research, for the support in the analysis of the actions developed in the classroom, along with a characterization of autonomy according to Paulo Freire's books: Pedagogy of Autonomy: knowledge necessary for educational practice, For a Pedagogy of Question and Pedagogy of the Oppressed, that during the Modeling activity enable the development of the autonomy of the student. Data collection was carried out in a class of 3rd year of High School, the public school system, the nighttime, located in a town northwest of Paraná, during classroom observation and the implementation of three Mathematics Modeling activities. The analysis of the interventions during the of Mathematical Modeling activities proposed activities show that students' attitudes, own the modeling activity favor the development of their autonomyen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectModelagem matemática, Autonomia de estudantes, Ensino da matemática, Pressupostos de Paulo Freire - Brasilpt_BR
dc.subjectMathematical Modelingen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectStudenten
dc.subject- Brazilen
dc.titleA modelagem matemática e o desenvolvimento da autonomia : um estudo com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ana Paula dos Santos Malheiros - UNESP
dc.contributor.referee2Lucieli Maria Trivizoli da Silva - UEM
dc.contributor.referee3Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo identificar atitudes dos estudantes no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática que são concernentes com as características de autonomia segundo Paulo Freire. Para fundamentar essa pesquisa, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação, para nos subsidiar na análise das ações desenvolvidas em sala de aula, juntamente com uma caracterização de autonomia segundo os livros de Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Por uma Pedagogia da Pergunta e Pedagogia do Oprimido, que durante a atividade de Modelagem possibilitam o desenvolvimento da autonomia do estudante. A coleta de dados foi realizada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino, do período noturno, situada em uma cidade a noroeste do Estado do Paraná, durante as aulas de observação e a implementação de três atividades de Modelagem Matemática. As análises das intervenções ocorridas durante a realização das atividades de Modelagem Matemática propostas apontam que atitudes dos estudantes, próprias da atividade de Modelagem favorecem o desenvolvimento da sua autonomiapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical107 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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