Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Tiyomi Obarapt_BR
dc.contributor.authorBiava, Gislayne Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:45Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:45Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4381-
dc.description.abstractThe didactic book, used many times as an important instrument of the basic education, receive lots of criticism, including an inappropriate language and the deflection between the contests of the book and the reality of the student. This study has the objective of analyze the pollution theme in three didactic books of college classes. The method was based in create a contests analysis and to evaluate the scientific contents in the books and if the books are adequate for a contemporary education as the STSA (science, technology, society and ambient) approach emphasize, in a new tendency of the didactic science, the search teaching, that let a citizen able to make up one's mind. The results show that these three didactic books bring up some mistakes about the scientific content and can't totally contribute to help in the formation of aware citizen to take decisions, but they present some features that indicate they are in the right way for this new perspective of teaching.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBiologia - Livro didático - Ensino médiopt_BR
dc.subjectPoluição - Livro didático - Ensino médiopt_BR
dc.subjectLivro didático - Ensino médiopt_BR
dc.titleAbordagem CTSA e poluição em livros didáticos de biologia do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Viviane Souza Galvão - UNESP-
dc.contributor.referee2Maria Aparecida Rodrigues - UEM-
dc.description.resumoO livro didático, principal instrumento norteador das aulas em toda educação básica, é alvo de inúmeras críticas, que vão desde a linguagem inapropriada que o mesmo apresenta até a descontextualização e desvinculação do conteúdo com a realidade do aluno. O presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema poluição é apresentado em três Livros Didáticos de Biologia destinados ao Ensino Médio. A metodologia consistiu em estabelecer critérios de análise, para avaliar como os conteúdos científicos são apresentados e discutidos, bem como, se os livros estão adequados para uma educação contemporânea voltada para o exercício da cidadania, como enfatiza a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), em uma nova tendência da Didática das Ciências, o Ensino por Pesquisa, que preconiza um cidadão apto para a tomada de decisões. Os resultados demonstram que os livros didáticos analisados ainda apresentam certas falhas quanto ao conteúdo científico e que ainda não podem contribuir plenamente para auxiliar na formação de cidadãos conscientes na tomada de decisões, mas apresentam características que indicam estarem caminhando em rumo e esta nova perspectiva de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical106 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000182412.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.