Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDoherty Andradept_BR
dc.contributor.authorAraújo, Nelma Sgarbosa Roman dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:46Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4383-
dc.description.abstractIn this work, were studied the facts that collaborate or difficult the interpretation and the resolution of school mathematical problems for students of the system of Education of Youngs and Adults, that were studying the Phase II of the Fundamental Teaching and the Medium Teaching. The subjects were submitted to a semi-structured clinical interview, with proposal of resolution of problems that involved concepts and elementary mathematical knowledge, individually. The obtained results indicated that the complexity involved in the action of resolution of problems extrapolates either of the use or the subject of the fluency in the reading not of certain strategies or isolated conceptual knowledge. We noticed that the understanding of the statements of the problems and the consequent appropriate approaches are dependent of several factors, among which we mentioned the understanding of the terms of the statements, the previous knowledge of those that try solve them and the coordination of the essential information contained in the statement. It was possible to suppose that, of the mathematical point of view, the time of education the more of the students of the group II it seems not to provide any influence, in other words, it didn't make possible enlargement of the knowledge that the subjects brought of the life; while the fact of some students to use certain mathematical knowledge in practice, it demonstrated to allow larger easiness in the mobilization of procedures for the resolution and explanation of the problems. Due to the obtained results, an inquiry that can be focus of a next work, which is appears: If we repeated this research with a larger number of people, and if the results repeated, what would that indicate us?.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectinterpretação e resolução de problemas matemáticospt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEducation of youngs and adultsen
dc.subjectInterpretation and resolution of mathematical problemsen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA educação de jovens e adultos e a resolução de problemas matemáticospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Regina Maria Pavanello - UEM
dc.contributor.referee2Dione Lucchesi de Carvalho - UNICAMP
dc.contributor.referee3Luzia Marta Bellini - UEM
dc.description.resumoNeste trabalho, foram estudados os fatos que colaboram ou dificultam a interpretação e a resolução de problemas matemáticos escolares por alunos do sistema de Educação de Jovens e Adultos, que estavam cursando a Fase II do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os sujeitos foram submetidos a uma entrevista clínica semi-estruturada, com proposta de resolução de problemas que envolviam conceitos e conhecimentos matemáticos elementares, individualmente. Os resultados obtidos indicaram que a complexidade envolvida no ato de resolução de problemas extrapola a questão da fluência na leitura ou da utilização ou não de certas estratégias ou conhecimentos conceituais isolados. Percebemos que a compreensão dos enunciados dos problemas e as conseqüentes abordagens adequadas são dependentes de vários fatores, dentre os quais citamos a compreensão dos termos dos enunciados, os conhecimentos prévios daqueles que tentam resolvê-los e a coordenação das informações essenciais contidas no enunciado. Foi possível supor que, do ponto de vista matemático, o tempo de escolaridade a mais dos alunos do grupo II parece não proporcionar influência alguma, ou seja, não possibilitou ampliação dos conhecimentos que os sujeitos trouxeram da vida; enquanto que o fato de alguns alunos usarem determinados conhecimentos matemáticos na prática, demonstrou permitir maior facilidade na mobilização de procedimentos para a resolução e explicação dos problemas. Em decorrência dos resultados obtidos, surge uma indagação que poderá ser foco de um próximo trabalho, qual seja: Se repetíssemos essa pesquisa com um número maior de pessoas, e se os resultados se repetissem, o que isso nos indicaria?.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical171 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166286.pdf374,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.