Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Aparecida Rodrigues -pt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Kécia Priscilla Palombellopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:46Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4385-
dc.description.abstractSome science teaching studies have emphasized the importance of sexual education in the school, as well as difficulties faced by teachers to fully promote it, considering, in addition to conceptual and scientific aspects, questions that involve the personal and social development of the individual. This study was of a qualitative nature and investigated how high school biology teachers understand and develop sexual education in their classrooms. To this end, eleven teachers were interviewed using semi-structured interviews. The interviews were guided by a list of questions related to sexual education, involving family, school and professional factors. The data was analyzed following the content analysis assumptions and compared to the theoretical framework that supported the research. As regards the results, we highlight some of the categories that emerged from the responses of the participants: responsibility of the school in sexual education, understanding of sex and sexuality, difficulties to develop sexual education in the school, view on sexual orientation recommended in the national curriculum parameters and influence of the national curriculum parameters in the pedagogical experience of the teacher. The teachers indicated difficulties to develop sexual education such as the incomprehension of the parents, immaturity of the students and lack of support of the pedagogical team. We demonstrate that some of the interviewees have a traditionalist view of sexual education, which does not mobilize students to construct this knowledge. Only a part of those surveyed showed concern and commitment as regards the sexual education of students. Therefore, we see the necessity to rethink the curricula of the courses of biology and sciences and invest more intensely in the continuing education of teachers of these areas, so as to fill gaps in the initial education of these teachers, enabling them to develop a sexual education based on social, cultural, psychological and emotional aspects, in addition to the biological.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSexual Educationen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectTeacher experienceen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA educação sexual na concepção e prática de professores de biologia do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeSexual education in the view and experience of high school biology teachersen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1André Luis de Oliveira - UEL
dc.contributor.referee2Mary Neide Damico Figueiró - UEM
dc.description.resumoAlgumas pesquisas em Ensino de Ciências têm dado ênfase ao tema Educação Sexual na escola, destacando sua importância para a formação dos educandos, bem como dificuldades enfrentadas pelos docentes para promover a Educação Sexual de forma plena, considerando, além dos aspectos conceituais e científicos, questões que envolvem o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, investigou como professores de Biologia do Ensino Médio compreendem e desenvolvem a Educação Sexual em suas aulas. Para tanto, onze professores responderam a entrevistas semiestruturadas. Tais entrevistas foram norteadas por um roteiro de questões relacionadas à Educação Sexual, envolvendo os aspectos familiar, escolar e profissional. Os dados coletados foram analisados, seguindo os pressupostos da análise de conteúdo e confrontados com o referencial teórico que embasou a pesquisa. Como resultados, destacamos algumas das categorias que emergiram das respostas dos participantes: responsabilidade da escola na educação sexual, compreensão sobre sexo e sexualidade, dificuldades para desenvolver a Educação Sexual na escola, visão sobre o tema Orientação Sexual recomendado nos PCN e influência dos PCN na prática pedagógica do professor. Os professores apontaram, como dificuldades para desenvolver a Educação Sexual, a incompreensão dos pais, a imaturidade dos alunos e a falta de apoio da equipe pedagógica. Evidenciamos que alguns dos entrevistados possuem uma visão tradicionalista da Educação Sexual, não mobilizando os alunos para a construção desse conhecimento. Somente uma parte dos pesquisados mostrou preocupação e comprometimento com a Educação Sexual dos educandos. Portanto, vemos a necessidade de se repensar os currículos dos cursos de Biologia e Ciências e se investir, de forma mais intensa, na formação continuada de professores dessas áreas, de maneira a suprir as lacunas da formação inicial desses professores, capacitando-os para desenvolver uma Educação Sexual pautada em aspectos sociais, culturais, psicológicos e afetivos, além dos biológicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical205 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223621.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.