Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Tiyomi Obarapt_BR
dc.contributor.authorMansano, Cleres do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:46Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4386-
dc.description.abstractFrom July to September 2005, during Geography classes in a group of 40 students from apublic school in the city of Maringá, Paraná - Brazil, an investigation was carried out to check the students' environmental perception concerning their school and neighborhood. The goal was to interpret their perceptions of the environment from representations of the concept of "landscape". The research was carried out in seven steps, comprising theoretical and field classes. At first, activities were developed in which they could debate and represent through drawings "the beautiful and the ugly landscape" from school and neighborhood. During the research, through activities as questionnaire and composition, it was possible to understand students' environmental perception relating to the focused area as well as their attitudes and values. It was also developed activities to make possible to the students observe and represent their mental images from the covered space through drawings and maps. The photography was an important strategy, making possible to the student represent the school and surrounding areas even if he had not the ability to draw. Among the activities, the students worked with articles which provided them theoretical information to build their own knowledge based on scientific knowledge. We observe that, in the beginning of research, for most part of the students, the "beautiful landscape" was related to natural elements and the "ugly landscape" was related to other elements, generally associated with anthropic action. It was also observed that they presented difficulties to detect the multi-relations that exist in the landscape. However, during the research, most of the students' environmental perception became broader, being able to decode the space in which they lived. They presented an evolution in the way of representing "the lived landscape", perceiving elements not perceived before.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectAlunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectTopofílica e topofóbicapt_BR
dc.subjectPercepção e representaçãopt_BR
dc.subjectEscola e bairropt_BR
dc.subjectDesenho e fotografiapt_BR
dc.subjectEspaçospt_BR
dc.subjectValorizados e não valorizadospt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectTendências geográficaspt_BR
dc.subjectPaisagem urbanapt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectNeighborhooden
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEnvironmental perceptionen
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrasil.en
dc.titleA escola e o bairro : percepção ambiental e interpretação do espaço de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1João Pedro Pezzato - UNESP/Rio Claro
dc.contributor.referee2Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira - UEM
dc.description.resumoEntre os meses de julho e setembro de 2005, nas aulas de Geografia de uma turma de quarenta alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Maringá (PR), foi realizada uma investigação sobre a percepção ambiental que os alunos possuíam da sua escola e de seu bairro. O objetivo foi interpretar por meio das representações do conceito "paisagem", como eles percebiam o seu meio. A pesquisa foi realizada em oito etapas, compreendidas entre aulas teóricas em sala e aulas de campo. No início da pesquisa, foram empreendidas atividades que possibilitaram o debate e a representação de "paisagem bonita e feia", da escola e do bairro, por meio de desenhos. No decorrer da pesquisa, por meio de atividades como questionário e produção de texto, foi possível compreender a percepção ambiental que os alunos apresentavam em relação ao espaço de estudo, tanto quanto as atitudes e valores. Também foram realizadas atividades que possibilitaram ao aluno observar e representar as imagens mentais que possuía do espaço percorrido, por meio de desenhos e mapas. A fotografia foi uma estratégia importante, que possibilitou ao aluno representar o espaço vivido na escola e no entorno, mesmo sem possuir habilidades para o desenho. Entre as atividades realizadas, foram trabalhados textos que forneceram subsídios teóricos aos alunos, a fim de que eles pudessem construir seus conhecimentos embasados no conhecimento científico. Observamos que, no início da pesquisa, para a grande maioria dos alunos, a 'paisagem bonita" relacionava-se com elementos da natureza, ao passo que a "paisagem feia" relacionava-se com outros elementos, geralmente ligados a ação antrópica; e que eles apresentavam dificuldades em perceber as multirrelações existentes na paisagem. No entanto, no decorrer da pesquisa, para a maioria dos alunos, a percepção ambiental da paisagem foi se ampliando, tornando legível e decodificado o espaço em que viviam. Eles apresentaram evolução nas formas de representar a "paisagem vivida", conseguindo perceber elementos não percebidos anteriormente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical169 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000153777.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.