Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorClélia Maria Ignatius Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Márcia Cristina Amaral dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-23T19:16:46Z-
dc.date.available2018-04-23T19:16:46Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4387-
dc.description.abstractThis work intends to analyse how bilingual deaf children construct numerical writing; the factors and relations connected to it, as well as the hypothesis children have about this subject. The research is based on authors that deal with some aspects of numerical writing by hearing children. The information were collected through interviews with eleven deaf children from five to nine year olds in a special school for the deaf children. The method used in the interviews was the Piaget's critical-clinical. The results of this research show that deaf children have similar numerical writing hypothesis to those identified in hearing children. They also tell us that LIBRAS (Brazilians sign Language) is a fundamental factor in this construction so the school as a space where its use is continuous, can be considered as a very special place of promoting symbolic changes, necessary to these children's conceptual construction.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEscrita numéricapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectNumerical writingen
dc.subjectEducation for the Deafen
dc.subjectBrazilen
dc.titleA escrita numérica por crianças surdas bilíngüespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Eliane Sebeika Rapchan [Co-orientadora] - UEM
dc.contributor.referee2Maria Lucia Faria Moro - UFPR/PR
dc.contributor.referee3Edna de Lourdes Machado - UEM
dc.description.resumoO presente estudo tem como objeto a construção da escrita numérica por crianças surdas bilíngües. O propósito é compreender como ocorre esta construção, os fatores e as relações nela implicados, bem como as hipóteses elaboradas pelas crianças acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsídio teóricometodológico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numérica por crianças ouvintes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianças surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educação Especial de Surdos, mediante o emprego do método clínicocrítico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criança surda elabora hipóteses sobre a escrita numérica semelhantes às identificadas nas crianças ouvintes. Demonstram, ainda, que a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivação desta construção e aponta para o fato de ser a escola um espaço privilegiado para tal, dado que é nela que ocorre o uso constante desta língua, o que vem a favorecer as trocas simbólicas necessárias para a construção conceitual por estes sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical226 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Matemáticapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164372.pdf7,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.